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A Nintendo odeia emuladores, mas os usa em seu museu

A Nintendo, conhecida por sua postura firme contra emuladores de terceiros, surpreendeu fãs e críticos ao aparentemente utilizar emuladores em seu próprio museu. A revelação veio à tona recentemente, quando um visitante do Nintendo Museum, localizado em Kyoto, Japão, fez uma descoberta intrigante.

Hipocrisia por parte da Nintendo?

O usuário do Twitter (@ChrisMack32) decidiu desconectar um controle de uma estação interativa do museu que estava executando o clássico Super Mario World, lançado originalmente para o Super Nintendo (SNES) em 1990. Para sua surpresa, a ação resultou na reprodução do icônico som de “Dispositivo Desconectado” característico dos sistemas operacionais Windows, desde a era do Windows XP.

Ao reconectar o controle, o igualmente familiar som de “Dispositivo Conectado” foi ouvido, fornecendo fortes evidências de que a exibição de Super Mario World no museu está rodando em um emulador de SNES baseado em Windows, e não no hardware original.

Esta descoberta gerou reações intensas nas redes sociais, com muitos usuários acusando a Nintendo de hipocrisia. A empresa japonesa tem uma longa história de oposição a emuladores de terceiros, frequentemente tomando medidas legais contra projetos de fãs e desenvolvedores independentes que criam ou distribuem software de emulação.

Recentemente, em março de 2024, um dos principais emuladores de Switch, o Yuzu, teve suas operações encerradas devido a um processo movido pela Nintendo, que ainda pleiteou uma multa de US$ 2,4 milhões.

Nintendo sempre usou emulação internamente

No entanto, é importante notar que a posição da Nintendo contra emulação historicamente se concentrou em projetos de terceiros. A empresa não demonstrou hesitação em utilizar emulação internamente para seus próprios propósitos.

Um exemplo notável é o serviço Nintendo Switch Online, que oferece uma biblioteca de jogos clássicos emulados. Anteriormente, a Nintendo também operava o popular serviço de emulação Virtual Console para o 3DS.

A utilização de emuladores no Nintendo Museum está, portanto, alinhada com as práticas internas da empresa. Não há evidências que sugiram que os displays interativos do museu estejam usando algo além dos próprios emuladores da Nintendo, dos quais a empresa possui um amplo acervo.

Apesar disso, a reação dos fãs não é surpreendente, especialmente considerando que a Nintendo continua sua luta contra emuladores de terceiros. Recentemente, em outubro de 2024, a empresa conseguiu encerrar outro projeto popular de emulação, contatando o desenvolvedor principal do emulador de Switch Ryujinx e fazendo-o concordar em parar o desenvolvimento e até mesmo deletar o repositório do GitHub do projeto.

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Meu nome é Adriano, mas sou mais conhecido como Hiro Yamazaki. Sou um morador de uma cidade do interior de Mato Grosso e sou um verdadeiro gamer das antigas, apaixonado pelo mundo dos jogos eletrônicos. Meu primeiro contato com esse universo fascinante foi através de um console ATARI 2600.

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