Microsoft apresenta Advanced Shader Delivery para acabar com travamentos de shaders
A Microsoft anunciou oficialmente para o público o Advanced Shader Delivery, uma nova tecnologia para reduzir o problema de shader stuttering em jogos de computador.
A nova funcionalidade será lançada inicialmente nos portáteis ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X, com preços de US$549,99 e US$899,99, respectivamente, a partir de 16 de outubro.
Embora comece nos portáteis ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X, o recurso será expandido para todos os PCs com Windows em uma data posterior.
Leia Mais

Comunicado sobre o Advanced Shader Delivery
“Nós nos associamos a equipes da Xbox e da AMD para pré-compilar esses dados e distribuí-los no momento do download para títulos importantes via o aplicativo Xbox para PC. Essa abordagem não só permite que você entre nos jogos mais rapidamente, como também evita a maioria dos casos de travamento que causam problemas de desempenho.”
“Por exemplo, em Avowed, da Obsidian Entertainment, nossas equipes de engenharia observaram que os tempos de inicialização foram reduzidos em até 85%. Isso significa não apenas que você começa a jogar mais rápido, mas que a bateria do seu dispositivo é usada no tempo de jogo, e não na compilação.”
“O processo envolve um novo método de coleta de dados de shaders de qualquer jogo e seu empacotamento em um formato padronizado chamado State Object Database (SODB). Os engenheiros do DirectX conseguiram separar o compilador de shaders do driver gráfico e unir os dados do jogo no SODB com o compilador na nuvem, criando uma Precompiled Shader Database (PSDB).”
“A PSDB pode então ser distribuída pela Xbox Store junto com o jogo, complementando o cache de shaders. Quando um jogo é executado pela primeira vez, ele verifica se todos os shaders necessários já estão disponíveis no cache do Windows e, portanto, pode pular a etapa de compilação no dispositivo de jogo. Se o dispositivo receber uma atualização de driver, o aplicativo detectará isso e atualizará automaticamente o cache de shaders.”
A funcionalidade será exclusiva para jogos distribuídos pelo Xbox Store, não funcionando com plataformas como Steam, Epic Games Store, GOG ou Ubisoft Connect. A não ser que chegue futuramente.
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:
Publicar comentário