Notícias
console, game, gameplay, gaming, jogo, jogos, lançamento, mod, nintendo, pc, playstation, xbox
0 Comentários
1996 a 2025: Os melhores jogos de cada ano de acordo com o MetaCritic
Ao longo das últimas três décadas, a indústria dos videogames foi marcada por títulos que não apenas conquistaram a crítica, mas também redefiniram a forma como jogamos e percebemos o meio.
De avanços técnicos a narrativas memoráveis, a cada ano surgia um jogo que se destacava como referência de sua geração. Nesta seleção, revisitamos os títulos mais aclamados de cada ano, com base em suas notas no MetaCritic.
Para a lista, consideramos apenas lançamentos inéditos no ano, sem contar remasters e ports, além de expansões ficarem de fora.
Sid Meier’s Civilization II (1996)
- Nota: 94
- 2º e 3º colocado: Quake e Diablo
Embora a franquia já esteja estabelecida hoje em dia, Civilization II foi um grande marco para o gênero na época. O jogo trouxe toda a profundidade estratégica, mas de uma forma muito mais acessível e que instigava o jogador a continuar no jogo.
GoldenEye 007 (1997)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: Sid Meier’s Gettysburg e Final Fantasy VII
Um clássico que fez parte da infâncias de muitos, esse amado título da Rare ajudou a redefinir os FPS no console, trazendo uma campanha extremamente imersiva e um inovador multiplayer local.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998)
- Nota: 99
- 2º e 3º colocado: Tekken 3 e Half-Life
Um jogo sem rivais até hoje, sendo o único em toda a história a ter uma média de 99 no MetaCritic. Ocarina of Time foi uma grande revolução para a sua época, moldando muito de como os jogos 3D seriam.
SoulCalibur (1999)
- Nota: 98
- 2º e 3º colocado: Gran Turismo 2 e Homeworld
Para sua época, Soul Calibur 2 foi um grande marco nos gêneros de luta. Ele refinou a fórmula da franquia e mostrou como um jogo de luta 3D deveria ser, com um combate mais rápido e expandindo o alcance ao lançar para todos os consoles.
Perfect Dark (2000)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: NFL 2K1 e Baldur’s Gate II: Shadows of Amn
Perfect Dark não se tornou um clássico sem motivo. Este jogo em sua época foi algo realmente impressionante, trazendo uma incrível campanha solo e um impressionante modo multiplayer. O jogo foi quase uma evolução do que a Rare já havia feito anteriormente em GoldenEye.
Tony Hawk’s Pro Skater 3 (2001)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: Grand Theft Auto III e Halo: Combat Evolved
O terceiro título da franquia Tony Hawk’s Pro Skater continua sendo até hoje o mais aclamado jogo de skate. Esta sequência aprimorou a mecânica em relação aos anteriores deixando tudo mais fluído. Além disso, ainda tivemos uma das trilha sonoras mais clássicas dos jogos.
Metroid Prime (2002)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: GTA: Vice City e Zelda: A Link to the Past & Four Swords
Metroid sempre foi uma série aclamada da Ninendo, mas com a chegada da sub-série Prime, a franquia alcançou um novo patamar. Além de ser uma incrível prova da combinação de primeira pessoa com narrativa ambiental, o jogo ainda mostrou como reinventar uma franquia sem perder suas essência.
The Legend of Zelda: The Wind Waker (2003)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: Madden NFL 2004 e Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3
Quando apresentado pela primeira vez um Zelda com estilo cel-shading, sem dúvidas chocou a muitos jogadores. Apesar disso, Wind Waker foi lançado com muita aclamação, trazendo um grande mundo aberto antes disso se popularizar, com uma exploração no mar totalmente fluída.
Half-Life 2 (2004)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: GTA: San Andreas e Halo 2
Esse shooter da Valve continua sendo até hoje um dos jogos mais importantes já lançados, inovando completamente o uso da física e entregando uma narrativa imersiva. A forma que ajudou a avançar a indústria tecnicamente solidificou esse como um dos mais revolucionários da história.
Resident Evil 4 (2005)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: Ninja Gaiden Black e Tom Clancy’s Splinter Cell: Chaos Theory
Outro título que foi extremante revolucionário em sua época, Resident Evil 4 continua influenciado jogos até hoje com a sua câmera sobre o ombro. Além disso, o jogo mudou para sempre a franquia Resident Evil.
The Legend of Zelda: Twilight Princess (2006)
- Nota: 95
- 2º e 3º colocado: Gears of War e The Elder Scrolls IV: Oblivion
Mais um título da fraquia Zelda que aparece na lista, Twilight Princess novamente deu uma mexida na franquia, apresentando uma experiência mais sombria e madura que seus antecessores. O jogo até hoje continua na memória dos fãs como um dos melhores da série.
Super Mario Galaxy (2007)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: BioShock e Call of Duty 4: Modern Warfare
Mesmo não sendo o primeiro jogo 3D da franquia, Super Mario Galaxy sem dúvidas foi o que mais marcou os jogadores. A Nintendo entregou um jogo de plataforma extremamente criativo e que revitalizou de forma impressionante a franquia.
Grand Theft Auto IV (2008)
- Nota: 98
- 2º e 3º colocado: LittleBigPlanet e Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Após San Andreas, a expectativa dos fãs com o primeiro título da franquia na nova geração de consoles era alta. GTA IV pode não ser o que muitos esperavam, abandonando o lado zoeiro por uma história mais emotiva e séria, mas o seu impacto é inegável. O jogo era tecnicamente impressionante para a sua época.
Uncharted 2: Among Thieves (2009)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: Call of Duty: Modern Warfare 2 e GTA: Chinatown Wars
Após vários jogos de plataforma com mascotes, a Naughty Dog apostou em algo mais sério com Uncharted. No entanto, foi o segundo título que realmente solidificou o estúdio em seu caminho de jogos de ação, entregando tiroteios dignos de Hollywood e repletos de momentos épicos.
Super Mario Galaxy 2 (2010)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: Mass Effect 2 e Red Dead Redemption
Com o primeiro jogo já tendo sido extremamente elogiado, a Nintendo novamente conseguiu se superar aperfeiçoando ainda mais a fórmula na sequência de Super Mario Galaxy. O jogo conta com algumas das fases e desafios mais criativos já vistos no gênero.
The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: Portal 2 e Batman: Arkham City
Os RPGs da Bethesda sempre foram bem elogiados, mas foi somente com Skyrim que a empresa alcançou o grande público. O jogo apresentou um RPG extremamente ambicioso para sua época, moldando muito o gênero a partir dali.
Mass Effect 3 (2012)
- Nota: 93
- 2º e 3º colocado: Journey e Trials Evolution
Mass Effect 3 certamente teve sua dose de críticas, mas após tantos anos, ver a história de Shepard sendo concluída certamente marcou muitos jogadores. O jogo trouxe um gameplay refinado da franquia com uma narrativa repleta de momentos emotivos.
Vale destacar aqui que Persona 4 Golden foi tecnicamente a maior nota do ano, mas como é um relançamento, ficou de fora.
Grand Theft Auto V (2013)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: The Last of Us e BioShock Infinite
Com GTA V, a Rockstar entregou um dos jogos de mundo aberto mais revolucionários em sua época. A qualidade técnica entregue em um mundo aberto, com uma campanha que trazia três personagens jogáveis e ainda um modo Online revolucionário, marcaram a história.
Super Smash Bros. for Wii U (2014)
- Nota: 92
- 2º e 3º colocado: Bayonetta 2 e Dark Souls II
A Nintendo novamente voltou a surpreender os fãs ao reunir um dos elencos mais icônicos da história, com diversos personagens de franquias diferentes. As mecânicas de luta precisas e profundidade de gameplay ajudaram Super Smash Bros. a voltar aos holofotes.
Em 2014, os jogos com maiores notas foram os remasters de Grand Theft Auto V e The Last of Us, mas como são relançamentos, não foram contabilizados para a lista.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (2015)
- Nota: 93
- 2º e 3º colocado: Bloodborne e The Witcher 3
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain sem dúvidas teve sua dose de críticas, mas isso não impediu o jogo de ser extremamente aclamado. Com sua despedida da franquia, Kojima entregou uma das mecânicas de furtividade mais impressionantes da história, com grande liberdade na forma de abordar as situações.
Uncharted 4: A Thief’s End (2016)
- Nota: 93
- 2º e 3º colocado: Inside e Overwatch
Sendo sua estreia no PlayStation 4, a Naughty Dog entregou uma incrível aventura cinematográfica. O encerramento da história de Nathan Drake trouxe momentos épicos de ação e uma narrativa comovente, sem contar um dos visuais mais bonitos já vistos.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: Super Mario Odyssey e Divinity: Original Sin II
Sem dúvidas um dos jogos mais revolucionários dos últimos tempos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild deu um ar totalmente novo à franquia, com uma liberdade para o jogador dificilmente vista nos jogos. Com grande foco na descoberta e física, o jogo tirava proveito da criatividade dos jogadores.
Red Dead Redemption II (2018)
- Nota: 97
- 2º e 3º colocado: God of War e Super Smash Bros. Ultimate
Já faz 8 anos desde seu lançamento e estamos em uma geração completamente nova, mas Red Dead Redemption II continua sendo um dos jogos mais tecnicamente avançados já feitos. O seu nível de atenção aos detalhes, mundo vivo e narrativa impactante são até hoje inigualáveis na indústria.
Disco Elysium (2019)
- Nota: 91
- 2º e 3º colocado: Nier Automata e Resident Evil 2
Um RPG bastante único, Disco Elysium se destacou pela forma que trouxe um escrita de alto nível, com diálogos inteligentes e uma história profunda. A forma que o jogo dá liberdade para os jogadores decidiram o caminho do protagonista também conquistou a muitos.
Novamente, um caso onde um relançamento teve a maior nota do ano com Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition, por isso não foi contabilizado.
The Last of Us Part II (2020)
- Nota: 93
- 2º e 3º colocado: Half-Life: Alyx e Hades
Um jogo extremamente divisivo, mas que é inegável suas qualidades. Um gráfico que até hoje impressiona e bate de frente com títulos modernos, The Last of Us Part II ainda traz um dos melhores gameplays de tiro em terceira pessoa no mercado.
Vale destacar aqui também que a maior nota do ano foi Persona 5 Royal, mas para a lista não estamos contabilizando lançamentos.
Forza Horizon 5 (2021)
- Nota: 92
- 2º e 3º colocado: Chicory: A Colorful Tale e Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
Forza Horizon conseguiu superar a franquia principal, com o quinto jogo sendo para muitos o melhor Forza até hoje. A Playground captou toda a diversão de dirigir em alta velocidade por diversos terrenos, além de entregar uma qualidade técnica sensacional.
Elden Ring (2022)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: God of War: Ragnarok e Chained Echoes
Dark Souls vinha a cada título ganhando popularidade, mas foi com Elden Ring que a FromSoftware finalmente estourou de vez a bolha dos soulslike. O jogo trouxe um mundo aberto cativante, que atiçava os jogadores a explorar cada canto atrás de segredos. Seu combate ainda trazia uma versão mais refinada do que os fãs já amavam.
Baldur’s Gate III (2023)
- Nota: 96
- 2º e 3º colocado: The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Resident Evil 4
A Larian entregou um dos melhores RPGs de todos os tempos com Baldur’s Gate III, o qual dá uma liberdade imensa onde até suas ações no gameplay podem afetar a história. O jogo também conta com um dos melhores elencos de personagens dos últimos anos.
Astro Bot (2024)
- Nota: 94
- 2º e 3º colocado: Metaphor: ReFantazio e Final Fantasy VII Rebirth
O mais recente ganhador de prêmio de Jogo do Ano, Astro Bot trouxe um jogo de plataforma focado naquilo que os fãs mais amam: diversão. O jogo conta com um design leve onde todos podem jogar e ainda faz uma grande homenagem a toda a história do PlayStation.
Clair Obscur: Expedition 33 (2025)
- Nota: 93
- 2º e 3º colocado: Blue Prince e Split Fiction
O ano ainda não terminou, mas o aclamado RPG Clair Obscur: Expedition 33 até o momento está na dianteira nessa corrida. O jogo foi extremamente elogiado pelo dinamismo que trouxe aos combates por turno, sem contar sua narrativa original e impactante.
E você, discorda com a posição de alguns dos anos acima? Conta pra gente abaixo!
Fonte: MetaCritic
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:
Publicar comentário