Lost Soul Aside: Sony teria atrapalhado mais do que ajudado no projeto
Sob o nome de Lost Soul Aside, temos aqui um jogo de ação, do gênero hack and slash, desenvolvido pela Ultizero Games como parte do China Hero Project da Sony.
O desenvolvimento inicial de Lost Soul Aside começou em meados de 2014 e conforme revelado, durante os longos anos, Lost Soul Aside passou pelo development hell (inferno de desenvolvimento). Novos detalhes revelam a trajetória conturbada do jogo.
Embora a Sony tenha se envolvido no projeto e apesar das expectativas, Lost Soul Aside nunca alcançou a escala de um jogo AAA, sendo mais próximo de um projeto AA. A Sony teria tido grande responsabilidade pelos problemas envolvendo o jogo.
Leia Mais
Detalhes
- No início de 2024, a Sony exigiu mudanças no roteiro e participou diretamente das revisões, trazendo uma equipe que já havia trabalhado em God of War: Ragnarok e Horizon.
- A narrativa foi bastante reduzida: planejada inicialmente para dez capítulos, foi condensada em menos, mas maiores. O lançamento foi adiado, e para manter os fãs engajados a Sony lançou campanhas nas redes sociais.
- Nesse período, a planejadora Vivian concluiu seu trabalho de design e assumiu a gestão do estúdio. Ela era fortemente pró-Sony, arrogante e frequentemente causava polêmicas online. Chegou a vazar informações internas e espalhar datas falsas de lançamento.
- A situação explodiu no episódio da polêmica do “One Black cancels out Ten Yellows”, após o qual Yang Bing finalmente a demitiu.
- A Sony abafou o caso e impediu o estúdio de se pronunciar publicamente, já que os desenvolvedores não tinham autoridade nem sobre relações públicas nem sobre preços. Só depois da pressão pública a Sony permitiu que Yang Bing esclarecesse, mas o estrago já estava feito.
- Internamente, a Sony China admitiu que a crise foi mal gerida pelo setor de vendas, que não tinha preparo para lidar com a situação.
- Entre o fim de 2024 e 2025, o roteiro revisado e as cutscenes foram finalizados, junto com dublagens em japonês, inglês e chinês. O foco foi a versão de PS5, enquanto a versão de PC enfrentava dificuldades de otimização na Unreal Engine.
- A demo ficou presa no processo de aprovação da Sony por quase dois meses e só foi liberada pouco antes do lançamento.
No geral, a Sony não deixou claro que o jogo não era AAA, permitindo especulações por oito anos. Isso gerou expectativas irreais entre os fãs, contribuindo para a decepção com o lançamento.
A falta de clareza e gerenciamento da Sony é vista como um fator que prejudicou o projeto. Vale ressaltar que a Ultizero Games e Yang Bing eram desenvolvedores inexperientes, colocados em uma situação desafiadora pela Sony.
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:
Publicar comentário