Político japonês expõe censura silenciosa por operadoras de pagamento
Zenko Kurishita, ex-deputado japonês, revelou em entrevista que a prática de censura por parte das operadoras de pagamento contra jogos tem acontecido no Japão há pelo menos três anos. Enquanto muitos jogadores apenas agora percebem esse fenômeno com remoções de títulos do Steam e itch.io, Zenko Kurishitaafirma que essa tática vem sendo empregada silenciosamente há anos no mercado japonês.
Durante conversa com o site Denfaminicogamer, o ex-político explicou que essa pressão começou primeiro contra plataformas adultas como a DLsite, antes de se expandir para outros mercados e distribuidoras. Segundo ele, o aspecto mais preocupante dessa censura é sua natureza velada e a falta de transparência sobre os critérios utilizados.
“As operadoras como Visa e Mastercard não compartilham seus princípios reais e parecem preocupadas apenas com suas próprias reputações“, afirmou Zenko Kurishita. Ele ressalta que o público em geral permanece desinformado sobre os mecanismos dessa censura, o que dificulta qualquer tipo de resistência organizada. A situação é agravada pela forma como essa pressão é exercida. De acordo com o ex-deputado, as plataformas de jogos recebem ultimatos repentinos sem qualquer possibilidade de negociação.
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“De pessoas com quem conversei em várias plataformas, elas são simplesmente informadas de repente: ‘A partir da próxima semana, você não poderá mais usar nossos serviços [de pagamento].’ E isso nem é comunicado diretamente pela Visa ou Mastercard, é repassado indiretamente pelos adquirentes ou processadores de pagamento.”
“Especialmente no que diz respeito ao que está acontecendo no Steam, o fato de ninguém assumir responsabilidade é preocupante. Em outras palavras, a responsabilidade pela censura é deliberadamente espalhada para que seja difícil de identificar. De fato, Visa e Mastercard negam estar diretamente envolvidas. São elas que criam as regras, mas são os adquirentes e processadores sob elas que realmente as aplicam.”
“Porque a estrutura é tão complexa, você não consegue identificar claramente quem regula o quê, ou com qual propósito. Essa incerteza é a parte mais assustadora, e a essência do problema. (…) No entanto, justamente por ser tão difícil de enxergar, acredito que a maioria das pessoas não percebe quão grave é a ameaça. E as empresas estão explorando essa falta de percepção para manter seu poder, o que não é saudável.”
Zenko Kurishita destacou ainda que essas ameaças raramente vêm diretamente das grandes operadoras de cartões. Em vez disso, são transmitidas por intermediários financeiros como adquirentes ou processadores de pagamento, criando uma cadeia de comunicação que dificulta identificar os responsáveis diretos pelas decisões de censura.
O político japonês aponta duas possíveis soluções para enfrentar esse problema crescente. A primeira envolve ampla conscientização do público sobre essas práticas, alertando que eventualmente qualquer tipo de conteúdo pode ser alvo dessas restrições. A segunda recomendação é direcionada às empresas, que deveriam diversificar seus métodos de pagamento para não ficarem completamente vulneráveis às mudanças repentinas nas políticas das operadoras.
A falta de transparência e responsabilização torna o cenário particularmente preocupante, já que nem mesmo os motivos reais por trás dessas censuras são claramente comunicados, criando um ambiente de incerteza para desenvolvedores e plataformas de distribuição de jogos.
Fonte: Automaton-Media
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📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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