Devs demonstram crescente pessimismo sobre uso de IA nos jogos e alertam para queda na qualidade
Um novo estudo revela que a Inteligência Artificial nos jogos está gerando crescente preocupação entre desenvolvedores quanto à qualidade dos títulos lançados. Segundo pesquisa realizada pela Omdia junto ao Game Developer Collective, houve um aumento de 13% no número de profissionais que temem impactos negativos na qualidade dos games, saltando de 34% em 2024 para 47% em 2025.
O levantamento mostra ainda que apenas 11% dos desenvolvedores mantêm uma visão positiva sobre a tecnologia, número que já era baixo em 2024 (17%) e diminuiu ainda mais. O crescimento do pessimismo coincide com a maior adoção destas ferramentas no ciclo de desenvolvimento, enquanto a porcentagem daqueles que se declaravam neutros também caiu significativamente.
Brandon Sheffield, fundador da Necrosoft Games e diretor de Demonschool, alerta que a tendência das IAs de replicar conteúdo existente tornará os jogos mais genéricos, embora isso possa não ser imediatamente perceptível aos jogadores. Em linha similar, Hilary Mason, CEO da Hidden Door, classificou as inteligências artificiais como medíocres e deficientes em termos criativos.
Mike Cook, professor do King’s College em Londres, afirma que essa mudança estaria mais relacionada ao fato de que grandes empresas parecem estar começando a adotar a tecnologia em peso, com 9 a cada 10 estúdios já usando a tecnologia. “Existia a percepção de que as companhias não queriam realmente usar essas tecnologias e que as ferramentas não eram confiáveis. O que vimos nos últimos doze meses é que muitas empresas estão usando mesmo assim, apesar dos problemas e protestos do público”, explicou ele.
Para Ilia Eremeev, fundador do The Games Fund, expor os jogadores a muitos conteúdos gerados por Inteligência Artificial pode ainda reduzir a percepção geral de qualidade.

📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:
Publicar comentário