Intel anuncia o XeSS 3 Multi-Frame Generation capaz de gerar até 4 frames
A Intel revelou hoje o Intel XeSS 3 MFG (Multi-Frame Generation), nova tecnologia de upscaling que permitirá a geração de até 4 frames simultâneos em todas as GPUs Arc equipadas com núcleos XMX. A atualização representa um salto significativo na tecnologia de renderização da empresa e promete melhorar drasticamente a experiência de jogo mesmo em hardware mais antigo.
O Intel XeSS 3 MFG funciona capturando dois frames renderizados e utilizando uma rede de fluxo óptico com vetores de movimento e buffers de profundidade para gerar até quatro frames adicionais entre os frames originais. Esta abordagem é semelhante à tecnologia DLSS 4 da NVIDIA, mas com uma diferença crucial: enquanto a NVIDIA limita seu MFG apenas às GPUs RTX 50 mais recentes, a Intel planeja disponibilizar o recurso para todas as GPUs Arc existentes com hardware XMX.
Durante a apresentação, a Intel demonstrou o XeSS 3 MFG em jogos como Dying Light: The Beast e Painkiller. Os títulos rodavam internamente entre 30 e 60 FPS, mas com o MFG ativado, as taxas de quadros saltaram para impressionantes 130-240 FPS, proporcionando uma experiência visivelmente mais fluida sem os habituais artefatos e travamentos associados a baixas taxas de frames.

Uma das características mais interessantes do XeSS 3 MFG é que a API permanece inalterada em relação ao XeSS 2, o que significa que todos os jogos que já suportam XeSS 2 – aproximadamente 50 títulos – serão automaticamente compatíveis com a nova tecnologia quando o Panther Lake for lançado. A implementação inicial virá com os chips Panther Lake, mas a Intel já confirmou planos para adicionar suporte nas GPUs Core Ultra 200V “Xe2” e Arc B-Series, além das mais antigas Core Ultra 200H e Arc A-series baseadas na arquitetura Xe1.
Do lado do software, o aplicativo Graphics da Intel receberá duas novas opções de configuração importantes. A primeira é o XeSS Frame Generation Override, que permitirá aos usuários escolher entre os modos MFG 2x, 3x e 4x. A Intel também sugeriu que o MFG poderá expandir no futuro com frames adicionais, similar ao que a NVIDIA já mencionou com modos de até 16x MFG.
A segunda novidade é o Shared GPU/NPU Memory Override, recurso semelhante à opção de memória compartilhada da AMD, permitindo que a GPU integrada compartilhe a memória do sistema. Os usuários poderão alocar uma parte da RAM para a GPU/NPU, possibilitando melhor desempenho e suporte a jogos que exigem mais de 8 GB de VRAM.
Pré-compilação de shaders e otimizações adicionais
Além do MFG, a Intel está introduzindo a tecnologia de Precompiled Shader Distribution, trabalhando em conjunto com o Microsoft DirectX “AgilitySDK” e seu recurso Advanced Shader Delivery. Esse sistema ajudará a reduzir os tempos de carregamento nos jogos, diminuir travamentos na primeira inicialização e oferecerá um processo automático de atualização do cache de shaders.
A ferramenta funciona através de um sistema na nuvem que pré-compila os shaders antes do lançamento dos jogos. O aplicativo Graphics da Intel identificará os jogos instalados e baixará automaticamente os shaders pré-compilados, eliminando a necessidade do usuário passar pelo demorado processo de pré-compilação para cada jogo. O recurso poderá ser ativado ou desativado manualmente conforme a preferência do usuário.

O Intel XeSS 3 MFG será lançado junto com os chips Panther Lake, mas ainda não há uma data de lançamento específica confirmada pela empresa.
Fonte: WCCFtech
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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