Kentucky processa Roblox e acusa plataforma de ser um “terreno fértil para predadores”
O estado americano de Kentucky entrou com um processo judicial contra o Roblox, acusando a popular plataforma de jogos de ser um “terreno fértil para predadores que buscam prejudicar crianças”. A ação foi movida pelo procurador-geral de Kentucky, Russell Coleman, que alega falhas graves nos sistemas de segurança da plataforma, apesar de suas promessas aos pais.
Segundo a denúncia formal, a Roblox Corporation “repetidamente garante aos pais e ao público que o Roblox é seguro para sua base de usuários menores de idade”, mas na verdade seria um “campo de caça para predadores infantis”. O documento afirma que esses criminosos operam praticamente sem impedimentos devido à recusa da empresa em implementar “controles básicos de segurança”.
“Nossos filhos não estão seguros no Roblox”, declarou Coleman em comunicado oficial. “Predadores e criminosos não estão apenas espreitando nas sombras da plataforma; eles têm permissão para cometer seus crimes abertamente. Por anos, o Roblox ignorou esta crise para continuar lucrando. Nossa responsabilidade é proteger as crianças de Kentucky da exploração online por esses predadores e empresas como o Roblox que conscientemente a facilitam.”

O processo de Kentucky surge apenas dois meses após uma ação similar movida pelo estado de Louisiana. A procuradora-geral de Louisiana, Liz Murrill, havia afirmado que “é basicamente temporada aberta para predadores sexuais nesta plataforma” ao anunciar o processo de seu estado, e expressou apoio à iniciativa de Kentucky em mensagem publicada no X.
“Feliz em ver meu amigo Russell Coleman se juntar a mim no reconhecimento do que tenho dito o tempo todo: o Roblox é perigoso para crianças”, escreveu Murrill. “Não ficaremos de braços cruzados enquanto esta empresa explora crianças para lucrar bilhões de dólares.”
Em resposta às acusações, um porta-voz do Roblox negou veementemente as alegações de Kentucky em comunicado, afirmando que a empresa está “constantemente inovando e investindo em segurança”.
“O processo do procurador-geral baseia-se em informações desatualizadas e fora de contexto. Acreditamos que juntos podemos aumentar a segurança não apenas no Roblox, mas em todas as plataformas usadas por crianças e adolescentes“, declarou o representante. “O Roblox adotou uma posição líder do setor na comunicação baseada em idade e exigirá verificação facial de idade para todos os usuários que acessarem nossos recursos de comunicação até o final deste ano.”
A empresa também destacou que não permite o compartilhamento de imagens via chat e que a maioria das comunicações na plataforma está sujeita a filtros projetados para bloquear o compartilhamento de informações pessoais.
Fonte: PC Gamer
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:
Publicar comentário