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Antiga executiva da Santa Monica critica obsessão da indústria por jogos AAA

Meghan Morgan Juinio, ex-diretora de desenvolvimento de produto da Santa Monica, criticou publicamente a fixação da indústria de jogos em produções de alto risco do modelo AAA. A executiva, que trabalhou na franquia God of War, afirmou que o setor precisa urgentemente diversificar seus investimentos para além dos jogos de grande orçamento.

A desenvolvedora destacou que o atual modelo de negócios das grandes publicadoras cria um cenário de “tudo ou nada”, onde os estúdios são pressionados a criar sucessos comerciais massivos ou enfrentam sérias consequências. Esse ambiente, segundo Meghan, limita a criatividade e gera instabilidade no mercado de trabalho para desenvolvedores.

“Eu acho que existe uma oportunidade para esses grandes editoras buscarem diversificar, investindo em jogos AA e A, e talvez até em indies, certo? E em que tamanho, formato ou estrutura isso vai acontecer? Eu não sei […] mas acho que precisamos ir além da reação instintiva que tivemos durante a pandemia e nos anos pós-pandemia, e realmente pensar: quem queremos ser? Que tipo de produto queremos lançar? Precisamos traçar, de forma intencional, o caminho para chegar lá.”

Para a executiva, o importante é fazer jogos divertidos, já que nada adianta ter os melhores visuais se não conseguir prender os jogadores. Para ela, os jogadores já estariam até mesmo “dessensibilizados em relação a gráficos bonitos”.

“Não importa o formato. Acho que os jogadores, hoje em dia, estão um pouco dessensibilizados em relação a gráficos bonitos, tamanho, escala e amplitude. Isso quase já é algo esperado, certo? Se um jogo não é divertido, não importa o quão bonito ele seja. Se um jogo não é envolvente ou não oferece algum tipo de atrativo, ele não vai conseguir se conectar com os jogadores.”

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A crítica de Meghan Morgan Juinio surge em um momento particularmente sensível para a indústria, que tem testemunhado ondas de demissões em massa e fechamentos de estúdios nos últimos meses. Grandes empresas como Microsoft, Epic Games e Electronic Arts realizaram cortes significativos em suas equipes, frequentemente após o lançamento de projetos de alto orçamento que não alcançaram as expectativas comerciais esperadas.

A fala da ex-executiva da Santa Monica Studio ecoa preocupações levantadas por outros veteranos do setor, que têm alertado sobre os riscos de um mercado excessivamente dependente de blockbusters e pouco aberto à inovação em escalas menores de produção.

Fonte: Game Developer


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

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