Unreal RTX: clássico de 1998 ganha remasterização completa com ray tracing
O clássico jogo de tiro em primeira pessoa Unreal de 1998 acaba de ganhar uma impressionante renovação visual. O modder mstewart401 lançou recentemente o mod UnrealRTX, uma remasterização completa do game utilizando a plataforma RTX Remix da NVIDIA, disponibilizando a criação no ModDB.
O UnrealRTX permite que jogadores revivam toda a campanha single player do título original com iluminação global totalmente por ray-tracing, sombras dinâmicas e efeitos emissivos surpreendentes que, segundo o desenvolvedor, trazem uma atmosfera completamente nova para cada fase do game. Infelizmente, o componente multiplayer não está incluído nesta remasterização.
A adição de materiais PBR (Physically Based Rendering) garante que as superfícies agora respondam à luz de forma realista, com metalicidade, rugosidade e espalhamento subsuperficial. Elementos específicos da geometria do mundo e objetos também foram substituídos para aprimorar a fidelidade visual.
O criador do mod revelou que a maioria das substituições de texturas foi gerada usando as ferramentas de IA do RTX Remix. Além disso, utilizou assets da NVIDIA Omniverse para substituir a vegetação e adicionar grama às áreas externas. Para isso, fez uso extensivo do UnrealED para inserir objetos temporários, que posteriormente foram substituídos por modelos de grama personalizados.
O UnrealED também foi crucial para posicionar novas fontes de luz onde os mapas originais apresentavam iluminação inadequada. Como o RTX Remix geralmente substitui assets globalmente, mstewart401 criou variantes de texturas que permitiram a implementação de luzes emissivas com diferentes cores e propriedades. O modder afirmou que quase todos os mapas emissivos e cerca de 90% dos mapas de altura foram criados manualmente no MS Paint.
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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