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EA firma parceria com Stability AI para revolucionar criação de games com IA

A Electronic Arts (EA) anunciou oficialmente uma nova parceria estratégica com a Stability AI, empresa responsável pela tecnologia Stable Diffusion. A colaboração entre EA e Stability AI visa implementar tecnologias avançadas de inteligência artificial no processo de desenvolvimento de jogos, prometendo revolucionar a forma como os assets e ambientes são criados nos estúdios da gigante dos games.

A parceria surge em um momento delicado para a EA, que enfrenta uma dívida de US$ 20 bilhões resultante de seu recente processo de aquisição. Apesar disso, a empresa reforça que a implementação de tecnologias de aprendizado de máquina e IA não é novidade em suas operações, tendo sido utilizadas anteriormente para aprimorar gameplay inteligente, animações em tempo real, simulação de física e sistemas de pathfinding em seus jogos.

“Machine Learning e Inteligência Artificial têm sido há muito tempo pilares de inovação na EA”, afirmou a empresa em seu comunicado. “Hoje, estamos dando o próximo passo nessa jornada”, completou ao anunciar a nova parceria estratégica.

Entre as primeiras iniciativas desta colaboração está o desenvolvimento de ferramentas para acelerar a criação de materiais de renderização baseados em física (PBR). O objetivo é gerar texturas 2D que mantenham precisão exata de cor e luz em qualquer ambiente de jogo, permitindo que elementos como uniformes esportivos sob iluminação de estádio ou superfícies de objetos em diferentes condições de luz mantenham a aparência idealizada pelos artistas.

A EA já utiliza IA para criar milhares de rostos de jogadores em títulos como College Football 25, e agora pretende expandir essa capacidade para todo o processo de criação de conteúdo 3D. A nova parceria permitirá aos desenvolvedores pré-visualizar ambientes tridimensionais completos a partir de prompts específicos, facilitando prototipagem rápida e narrativas visuais mais refinadas.

“Estes avanços abrem portas emocionantes para prototipagem rápida e narrativas visuais, permitindo que artistas e desenvolvedores idealizem, visualizem e refinem experiências de gameplay em um ritmo mais acelerado e com maior escala”, explicou a empresa no comunicado.

Embora a EA enfatize que vê a IA como uma ferramenta auxiliar, reconhecendo que “ela pode rascunhar, gerar e analisar, mas não pode imaginar, ter empatia ou sonhar”, capacidades que continuam sendo exclusivas de seus artistas, designers e desenvolvedores humanos, há preocupações sobre como essa intensificação do uso de IA pode afetar a força de trabalho da empresa, especialmente considerando a pressão financeira atual.

Fonte: GamesRadar

 


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📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

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