Ministra de IA da Albânia chama atenção ao anunciar que terá 83 filhos digitais
A ministra da IA da Albânia, Diella expandirá sua atuação no governo com a criação de 83 assistentes digitais que serão implementados para auxiliar membros do parlamento do país. O anúncio foi feito pelo Primeiro-Ministro albanês, Edi Rama, durante uma conferência sobre Diálogo Global realizada em Berlim.
Utilizando a metáfora de gravidez e maternidade, Rama descreveu que a Ministra IA Diella “dará à luz” a estes novos assistentes digitais que funcionarão como uma extensão de suas capacidades. Cada um dos 83 auxiliares virtuais será designado para apoiar parlamentares específicos, registrando acontecimentos das sessões e oferecendo sugestões aos membros do governo.
Na prática, estes assistentes digitais funcionarão como secretários virtuais, documentando sessões parlamentares que os políticos não puderam assistir e lembrando-os de compromissos futuros. Esta iniciativa representa um aprofundamento da estratégia do atual governo albanês de implementar inteligência artificial e ferramentas digitais na administração pública.
Leia Mais

“Cada um servirá como assistente para aqueles que participarão nas sessões parlamentares, mantendo registro de tudo o que acontece e fazendo sugestões aos membros do parlamento. Estes filhos conhecerão sua mãe”, explicou o Primeiro-Ministro Rama durante o evento.
Um ponto que gera questionamentos é a falta de transparência sobre o método de desenvolvimento destes novos assistentes. O governo não especificou se serão clones do modelo original da Ministra ou versões reduzidas da mesma, o que dificulta compreender os detalhes técnicos por trás do anúncio.
Vale lembrar que Diella foi apresentada oficialmente há apenas um mês como membro integral do gabinete governamental do presidente socialista, gerando tanto interesse quanto ceticismo. Enquanto outros países têm utilizado IA como ferramenta de apoio em funções governamentais, a Albânia deu um passo além ao conferir status ministerial a uma inteligência artificial.
A implementação da Ministra de IA e seus futuros “filhos” digitais faz parte dos esforços do governo albanês para reduzir a corrupção política e melhorar sua posição nas negociações para entrada na União Europeia. Os 83 assistentes virtuais devem iniciar suas atividades no governo no início de 2026.
Fonte: 3DJuegos
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:
Publicar comentário