Shadow of the Colossus quase foi um multiplayer porque Fumito Ueda estava fascinado por Battlefield 1942
O clássico Shadow of the Colossus quase se tornou uma experiência completamente diferente da que conhecemos hoje. Em uma recente entrevista, o lendário game designer Fumito Ueda revelou que o jogo — originalmente chamado de “NICO” durante seu desenvolvimento — foi inicialmente concebido como uma aventura multiplayer online onde jogadores cooperariam para derrotar as colossais criaturas.
Esta revelação não é completamente inédita para os fãs mais dedicados. Um vídeo conceitual incluído como bônus de pré-venda na versão japonesa do jogo já havia dado pistas dessa visão original. O material mostrava o protótipo criado com o mesmo motor gráfico usado nas cutscenes de ICO, outro clássico do mesmo criador.
“Utilizando o motor empregado nas cenas de ICO, criamos um vídeo que demonstrava como seria o novo jogo quando finalizado”, explicou Ueda. O vídeo claramente apresentava a ideia de múltiplos personagens colaborando em terras selvagens para enfrentar inimigos gigantescos.
A inspiração para essa abordagem multiplayer veio de um título improvável. Ueda confessou que naquela época estava intensamente envolvido com Battlefield 1942, e ficou impressionado ao perceber que “todos os personagens na tela eram jogadores reais”. Esta experiência o levou a concluir que o futuro dos videogames estaria no multiplayer online.
“Pessoalmente, eu estava muito interessado na experiência de colaborar com outros jogadores online para alcançar um objetivo comum”, relatou o desenvolvedor. No entanto, a realidade técnica impôs limitações à visão original: “O time da época não possuía os recursos técnicos necessários para tornar o jogo acessível online”.
Curiosamente, com o passar do tempo, a perspectiva de Ueda sobre jogos multiplayer e single-player evoluiu. “Um tempo atrás, eu me divertia competindo com outras pessoas, mas conforme fui amadurecendo, comecei a buscar um tipo diferente de imersão”, refletiu o designer. Esta mudança o levou a redescobrir o fascínio dos jogos single-player e a explorar a ideia de “encontrar um ser que parece vivo, mesmo quando se está sozinho” — um conceito que acabou se tornando central em Shadow of the Colossus.
Fonte: Multiplayer.it

📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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