Co-criador de TimeSplitters culpa “forças maiores” por fracasso do revival da franquia
A série TimeSplitters continua sem uma chance de retorno mesmo após mais de 20 anos desde seu último lançamento. Durante um painel no evento EGX em Londres, David Doak, um dos co-criadores da franquia de FPS, revelou detalhes sobre a tentativa frustrada de reviver a série, apontando para “forças maiores” como responsáveis pelo fracasso do projeto.
Doak, que foi um dos veteranos da Rare e posteriormente fundou a Free Radical Design – estúdio original de TimeSplitters – havia se reunido com vários desenvolvedores originais em 2021 para recriar o estúdio sob o guarda-chuva da Embracer Group. O objetivo era claro: trazer de volta a amada franquia de tiro em primeira pessoa. Contudo, o projeto acabou se tornando uma das várias vítimas das demissões em massa e fechamentos de estúdios promovidos pela Embracer.
“Não acho que tenha sido nossa culpa o fato de não ter funcionado”, explicou Doak durante sua fala no EGX. “Não posso dizer muito mais do que isso. Forças maiores estavam em jogo”, completou sem entrar em detalhes específicos sobre os problemas corporativos que levaram ao encerramento.
Além das questões estruturais, o co-criador também compartilhou suas percepções sobre como o atual cenário de desenvolvimento de jogos dificulta a recriação da essência que tornou TimeSplitters especial quando foi lançado em 2000. “Acho realmente difícil agora… certamente a perspectiva de criar algum tipo de shooter double-A atualmente… não estou mais disposto a isso”, confessou.
Doak destacou a dificuldade de inovação e os longos processos de desenvolvimento nos dias atuais, contrastando com a agilidade que tinham duas décadas atrás: “Quando estávamos fazendo esses jogos, você podia pensar em algo à noite, na cama, chegar de manhã e dizer ‘pessoal, deveríamos fazer isso’ e até o horário do almoço você já tinha experimentado a ideia, decidido se valia a pena e, ao final do dia, já estava ou não em desenvolvimento. Eu amava trabalhar assim”.

Para os fãs que aguardavam ansiosamente o retorno de TimeSplitters, as declarações de Doak sugerem que o futuro da franquia permanece incerto, com poucas chances de vermos um novo capítulo da série que ajudou a definir o gênero FPS nos consoles após o sucesso de GoldenEye 007 e Perfect Dark.
Fonte: GamesRadar
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário