Hades mudou a expectativa para os jogos em Acesso Antecipado, afirma Motion Twin
A Motion Twin, desenvolvedora do aclamado Dead Cells, revelou como as expectativas para jogos em Acesso Antecipado mudaram drasticamente nos últimos anos. Segundo a equipe, títulos como Hades redefiniram completamente o que os jogadores esperam de um lançamento inicial, criando desafios significativos para produções como Windblown, seu mais recente roguelike cooperativo.
De acordo com os designers da Motion Twin, atualmente os jogadores veem um lançamento em Acesso Antecipado praticamente como qualquer outro lançamento normal, apenas com a promessa de conteúdo adicional no futuro. Mais preocupante ainda, a tolerância com bugs e problemas técnicos – tradicionalmente aceitáveis em jogos inacabados – diminuiu consideravelmente.
“As expectativas estão muito mais altas agora do que cinco ou seis anos atrás, tanto em termos de quantidade de conteúdo quanto de polimento geral”, explicou Sébastien Berthier, designer de Windblown. Essa mudança de paradigma forçou o estúdio a repensar sua abordagem para o lançamento em Acesso Antecipado.
Para enfrentar esse novo cenário, a equipe de nove pessoas (que era ainda menor durante boa parte do desenvolvimento) estabeleceu que Windblown precisava parecer um jogo completo mesmo em sua versão inicial. “Nunca vimos o Acesso Antecipado como um simples laboratório onde poderíamos publicar um protótipo”, destacou Berthier. “Windblown já estava bastante avançado no desenvolvimento quando o lançamos em Acesso Antecipado.”
Guillaume Vasseur, outro membro da equipe, reforçou esse ponto crucial: “O segredo é não criar uma demo paga. Os jogadores querem um jogo de verdade. Mesmo que não esteja finalizado, o conteúdo disponível precisa parecer completo e refinado. O pouco que você oferece inicialmente deve ser perfeito.”
Segundo Vasseur, a culpa desse novo padrão de qualidade pode ser atribuída em grande parte a sucessos como Hades, da Supergiant Games, que já apresentava qualidade excepcional mesmo no início de seu Acesso Antecipado. “Você precisa criar algo que se destaque desde o começo”, afirmou.

Apesar dos desafios, a Motion Twin tem conseguido manter os jogadores satisfeitos com Windblown. “Se o que você publica no início do Acesso Antecipado não for bom, pode se tornar um problema sério”, alertou Berthier. “As avaliações negativas podem ter um impacto devastador. Felizmente, não foi nosso caso com Windblown – o feedback tem sido extremamente positivo até agora.”
Windblown segue os passos de Dead Cells no modelo de Acesso Antecipado, com a Motion Twin prometendo um jogo ainda maior e com suporte de longo prazo. O título permanece em desenvolvimento ativo, com atualizações regulares baseadas no feedback da comunidade.
Fonte: Games Radar+
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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