Remedy redireciona recursos de FBC: Firebreak para outros projetos após fracasso do jogo
A Remedy Entertainment anunciou que está redirecionando recursos de desenvolvimento do FBC: Firebreak para outros projetos em andamento, após o jogo cooperativo de tiro não atingir as expectativas comerciais da empresa. FBC: Firebreak foi lançado em junho deste ano e rapidamente se mostrou um fracasso comercial, contribuindo significativamente para os resultados negativos da desenvolvedora no terceiro trimestre fiscal.
Em seu relatório, a Remedy afirmou que “moveu recursos de desenvolvimento para outros títulos em desenvolvimento” após o fracasso do jogo. Essa é sem dúvidas uma notícia desanimadora para quem ainda jogava, já que deve afetar negativamente os futuros conteúdos do jogo.
De acordo com o relatório financeiro divulgado pela empresa, a Remedy registrou uma queda de 32% na receita em comparação ao mesmo período de 2024, além de um prejuízo operacional de €16,4 milhões. O principal responsável por esse desempenho negativo foi justamente o FBC: Firebreak, que levou a empresa a reconhecer um impairment (desvalorização não-monetária) de €14,9 milhões.
Os números do jogo na Steam são alarmantes. Apenas 12 jogadores estavam ativos no título simultaneamente no momento que este artigo foi escrito. Embora o jogo esteja disponível em consoles e no Game Pass, os números totais provavelmente não são muito mais animadores.
A crise causada pelo desempenho do FBC: Firebreak já havia resultado na saída do CEO Tero Virtala no início de outubro, poucos dias após a empresa emitir um alerta aos investidores devido ao fraco desempenho do jogo. A atualização principal do título, chamada Breakpoint, que tentou corrigir diversos problemas iniciais, não conseguiu atrair o número esperado de jogadores.
Markus Mäki, CEO interino da Remedy, tentou apresentar uma visão positiva da situação: “Não estamos satisfeitos com nosso desempenho financeiro recente, mas permanecemos confiantes em nossa capacidade de criar ótimos videogames que ressoem com os jogadores e que sejam comercialmente bem-sucedidos, levando-nos de volta à lucratividade.”
Apesar do fracasso com FBC: Firebreak, a empresa registrou um aumento nas vendas de jogos e royalties, que saltaram de €0,8 milhão para €6 milhões em comparação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento veio principalmente de acordos de serviços de assinatura para o próprio Firebreak, além de royalties de Alan Wake 2 e Control.
A Remedy também manteve um fluxo de caixa operacional positivo, com seu nível de caixa aumentando em €8,9 milhões em relação ao trimestre anterior. Mäki afirmou que, apesar da realocação de recursos, a empresa continuará destinando algum investimento ao FBC: Firebreak, alegando que isso se justifica por “expectativas de vendas a longo prazo” – uma visão que parece otimista considerando o desempenho atual do jogo.
Para o futuro, a desenvolvedora finlandesa concentrará seus esforços em projetos mais promissores, como Control 2 e o remake de Max Payne 1 & 2 em parceria com a Rockstar Games. “A maioria de nossos esforços está direcionada para trabalhar com nossas franquias estabelecidas – Control e Alan Wake”, explicou Mäki no relatório.
Fonte: PC Gamer

📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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