AMD afirma que parceria entre Intel e NVIDIA é uma ameaça competitiva significativa
A AMD comentou sobre a aliança entre Intel e NVIDIA, afirmando que essa aliança estratégica pode aumentar significativamente a pressão competitiva sobre seus produtos e afetar seus negócios. A empresa reconheceu que, embora esteja confiante em seu portfólio atual, o acordo entre os dois gigantes do setor representa um desafio competitivo real para seu futuro no mercado.
Em setembro, a Intel anunciou uma parceria multibilionária com a NVIDIA, onde as empresas colaborarão no desenvolvimento de chips x86 personalizados para datacenters e segmentos de consumo. Este acordo não apenas permitirá que a NVIDIA utilize propriedades intelectuais x86 da Intel para criar CPUs customizadas para infraestrutura de IA, mas também integrará a tecnologia RTX da NVIDIA nos SoCs x86 da Intel destinados a computadores pessoais.
Em declaração oficial à CRN, a AMD expressou suas preocupações sobre os impactos desta aliança: “Esta parceria pode resultar em aumento da competição e pressão de preços para nossos produtos, o que poderia impactar materialmente e de forma adversa nosso negócio, condição financeira e margens.”

Embora as preocupações da AMD sejam legítimas, os produtos resultantes da parceria da Intel-NVIDIA ainda estão a anos de distância do mercado. Enquanto isso, a AMD continua comercializando sua série Ryzen AI MAX, que oferece capacidades superiores em plataformas mobile – segmento onde a Intel pretende competir com seus futuros chips.
A Intel havia planejado lançar sua família Arrow Lake Halo para competir nesse espaço, mas o projeto acabou sendo cancelado. A empresa agora espera introduzir seus primeiros chips da classe Halo com o Nova Lake-AX entre 2026 e 2027. Já a NVIDIA terá sua própria oferta de IA para PCs baseada nos SoCs da série N1 disponível já no próximo ano.
De acordo com fontes do setor, a AMD também está trabalhando em uma atualização do Strix Halo para o próximo ano, com produção já em andamento.

A ofensiva combinada da Intel e NVIDIA certamente exercerá pressão sobre a AMD, com a NVIDIA fornecendo suas tecnologias gráficas de ponta para a Intel, enquanto esta última dá acesso às suas tecnologias avançadas de empacotamento e IPs x86 para a NVIDIA.
Fonte: WCCFtech
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário