Rockstar nega prática antissindical e diz que demissões foram por vazamento de informações confidenciais
A Rockstar Games esclareceu os motivos por trás das recentes demissões que afetaram mais de 30 funcionários de seus estúdios, em meio a especulações sobre práticas antissindicais relacionadas ao desenvolvimento de GTA 6. Em comunicado oficial enviado à Bloomberg, a empresa afirmou que as demissões ocorreram exclusivamente devido ao compartilhamento não autorizado de informações confidenciais.
“Na semana passada, tomamos medidas contra um pequeno número de indivíduos que foram flagrados distribuindo e discutindo informações confidenciais em um fórum público, violando nossas políticas internas“, declarou um porta-voz da Rockstar. “Isso não teve qualquer relação com o direito das pessoas de se filiarem a um sindicato ou participarem de atividades sindicais”.
As demissões, que impactaram funcionários dos escritórios da Rockstar no Reino Unido e Canadá, foram inicialmente classificadas pela Take-Two Interactive, empresa-mãe da desenvolvedora, como resultado de “má conduta grave”. Em contrapartida, o Sindicato Independente de Trabalhadores da Grã-Bretanha (IWGB) contestou essa versão, afirmando à Bloomberg que os funcionários demitidos eram todos membros sindicais ativos ou estavam se organizando para formar um sindicato.
O IWGB chegou a caracterizar o episódio como “o ato mais implacável de combate sindical na história da indústria de jogos do Reino Unido”, gerando tensão entre a empresa e organizações trabalhistas.

Vale lembrar que, em 2023, a Rockstar revelou em um tribunal britânico que o vazamento massivo de GTA 6 ocorrido no ano anterior custou à empresa aproximadamente US$ 5 milhões, além de “milhares de horas de trabalho da equipe”. Essa experiência pode ter levado a um endurecimento das políticas de segurança interna, embora permaneça a dúvida se as recentes demissões estão relacionadas a medidas de segurança intensificadas ou a ações contra a organização sindical.
GTA 6 tem lançamento confirmado para 26 de maio de 2025, chegando ao PlayStation 5 e Xbox Series X.
Fonte: GamesRadar
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário