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Santa Monica chegou a cancelar uma nova IP de US$ 25 milhões no passado, revela Shuhei Yoshida

Shuhei Yoshida revelou que um projeto da Santa Monica Studio com orçamento de US$25 milhões acabou sendo cancelado durante seu período como presidente da Sony Interactive Entertainment. A informação foi compartilhada pelo ex-executivo da PlayStation durante sua participação no podcast My Perfect Console, onde ele detalhou que o título em questão era uma nova propriedade intelectual da desenvolvedora de God of War.

“Um dos jogos cancelados era realmente um projeto interno desenvolvido pela Santa Monica Studios“, explicou Yoshida no podcast conduzido por Simon Parkin. “Não era um jogo de God of War – era uma nova IP. O projeto tinha um conceito realmente incrível e ideias de gameplay interessantes. Naturalmente, a equipe da Santa Monica Studio é extremamente capaz de criar arte de alta qualidade. Apoiamos o desenvolvimento por muitos anos, mas depois de US$25 milhões, eles vieram até mim dizendo que precisávamos parar.”

Embora o conceito e a visão fossem promissores, Shuhei Yoshida revelou que a equipe não conseguiu encontrar “o espírito do jogo” – o elemento central de gameplay que tornaria a experiência completa. “Não me lembro exatamente do motivo. O time não foi capaz de encontrar ‘o espírito do jogo’. Era um ótimo conceito. Ótima ideia. Mas o gameplay não se materializou de verdade“, comentou.

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Yoshida, que ocupou a presidência da divisão mundial de estúdios da Sony de 2008 a 2019, também mencionou que outro projeto de US$25 milhões foi cancelado durante sua gestão. Este segundo jogo estava em desenvolvimento em um dos estúdios europeus da empresa. “Havia muitos, muitos bons jogos vindos da Europa”, disse. “Mas um jogo era um projeto de grande orçamento que, de maneira similar, não conseguiu desenvolver o núcleo de sua jogabilidade.”

O veterano da indústria destacou que cancelamentos são comuns em seu histórico de gestão, mas normalmente ocorrem em fases iniciais, antes de consumirem grandes recursos. “Eu cancelei tantos jogos. Ninguém conhece a maioria deles porque cancelamos cedo o suficiente. Tentávamos uma nova ideia, fazíamos o protótipo e, se fosse bom, continuávamos. Se não fosse bom, reelaborávamos ou parávamos.”

Curiosamente, Shuhei Yoshida observou que os valores dos orçamentos mudaram significativamente na indústria de jogos atual. “Nos dias de hoje, um cancelamento de US$25 milhões não é nada especial”, afirmou, demonstrando como os custos de desenvolvimento aumentaram consideravelmente nas últimas décadas.

Fonte: GamesRadar+


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

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