Carregando agora

Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

20 de novembro é oficialmente o Dia da Consciência Negra. Para comemorar esta data, trouxemos aqui algumas das figuras negras que mais deixaram sua marca no mercado de jogos, ajudando a evoluir a indústria.

Jerry Lawson

Jerry_Lawson_at_KJZZ_%28cropped%29 Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

Considerado o pai dos cartuchos como conhecemos, Jerry Lawson foi o engenheiro por trás do Fairchild Channel F, o primeiro a usar cartuchos intercambiáveis para os jogos. Seu trabalho teve grande influência nas plataformas que vieram posteriormente, como Atari e NES.

Além dos cartuchos, Jerry Lawson também teve outra grande importância para toda a indústria de jogos: ele lançou o primeiro botão de Pause em um console, algo até hoje essencial em todas as plataformas.

Reggie Fils-Aimé

intro-1550784567 Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

Embora não seja diretamente um desenvolvedor, para muitos Reggie Fils-Aimé sempre foi o rosto da Nintendo no ocidente, sempre exalando carisma e mostrando ser um verdadeiro amante de jogos. 

Reggie sempre mostrou ter grande paixão por jogos e grande conhecimento de estratégias de marketing, sendo fundamental no impacto que a Nintendo teve fora do Japão. Ele ainda supervisionou o lançamento nos EUA dos consoles mais bem sucedidos da empresa, como Wii, DS e Switch.

Embora não esteja mais na Nintendo, o executivo continua sendo ligado à marca pelos fãs.

Mike Pondsmith

do-you-think-mike-pondsmith-the-creator-of-cyberpunk-the-ip-v0-vthm57qusq591 Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

Embora esse designer seja mais influente nos RPGs de mesa, ele ainda teve um grande impacto na indústria de games. Mike Pondsmith passou pela Microsoft, participando do desenvolvimento de diversos exclusivos da empresa no Xbox original, e mais tarde se juntou a Monolith Productions, onde trabalhou em Matrix Online.

No entanto, sua maior obra foi Cyberpunk 2020, o RPG de mesa que teve grande influência em todo o gênero cyberpunk nos games, ajudando a moldar a estética que tantos amam. 

Joseph Saulter

Captura-de-tela-2025-11-20-165220-300x169 Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

Um nome pouco conhecido, mas que teve grande impacto na indústria. Joseph Saulter foi co-fundador do primeiro estúdio liderado por um afro-americano, além de ter batalhado muito para abrir oportunidades para criadores negros terem oportunidades no mercado.

O programa Urban Game Design, do qual Saulter foi fundador, ajudou a levar educação sobre desenvolvimento de jogos para comunidades mais pobres, ajudando os jovens que desejavam entrar na indústria.

Muriel Tramis

images?q=tbn:ANd9GcTRkg1UMtYHdHmpt5EMvqSK87ImSyLaOQuN8w&s Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

Conhecida como sendo possivelmente a primeira mulher negra na história do desenvolvimento de jogos, Muriel Tramis foi uma figura muito influente na indústria pela perspectiva que ajudou a trazer para a época.

Os projetos desenvolvidos por Tramis estavam entre os primeiros a tocar em assuntos como escravidão e cultura africana nos jogos. A desenvolvedora chegou a receber uma condecoração da França por sua contribuição na indústria.

Ed Smith

11-300x169 Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

Ed Smith foi um engenheiro responsável pela criação do APF MP1000, um dos primeiros rivais que a Atari enfrentou no mercado. O aparelho se destacava na época por estar a frente do seu tempo, unindo um console caseiro com um computador.

Ed Smith não só foi um dos primeiros engenheiros a trabalhar em um console, como também foi pioneiro no setor com ideias únicas. Tendo vindo de uma zona pobre, ele aprendeu a mexer com eletrônicos sozinho. Embora tenha deixado o setor após a crise de 83, Smith seguiu defendendo os jogos como uma ferramenta cultural universal.

Tony Barnes

DSC2882-min Dia da Consciência Negra: As personalidades negras mais influentes na indústria de jogos

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar Tony Barnes, um veterano com mais de 35 anos de carreira no mercado de jogos. Barnes conta com mais de 70 jogos em seu currículo, sendo o desenvolvedor negro com mais tempo na indústria.

Barnes trabalhou em jogos como Medal of Honor, Desert Strike, Buffy, X-Files e Stride, tendo passado por diversos estúdios renomados como EA e Crystal Dynamics. 


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br

COMPARTILHE:

Publicar comentário