Guillermo del Toro dispara contra IA ao celebrar Frankenstein: “Feito por humanos, para humanos”
O Frankenstein de Guillermo del Toro continua conquistando a indústria cinematográfica com seu impacto. Durante a cerimônia do Gotham Awards realizada na última segunda-feira, o cineasta foi direto ao ponto em seu discurso contra a inteligência artificial ao receber o prêmio Vanguard Tribute por seu trabalho: “Foda-[se]“. Acompanhado dos astros Jacob Elordi e Oscar Isaac, protagonistas da produção, del Toro não poupou críticas à tecnologia que tem dividido opiniões em Hollywood.
O discurso começou com del Toro prestando homenagem à obra imortal de Mary Shelley, revelando uma conexão de cinco décadas com a história. “Eu entendi naquela época, através do trabalho dela e do primeiro vislumbre de Boris Karloff, que eu não pertencia ao mundo da maneira que meus pais, da maneira que o mundo esperava que eu me encaixasse”, declarou o cineasta, que teve o primeiro contato com o livro aos 11 anos de idade e, desde então, sabia que um dia adaptaria a história para as telas.
Agora aos 61 anos, o diretor considerou o projeto uma das maiores realizações de sua carreira. “Retornar a esta história com artistas tão extraordinários como Oscar e Jacob tem sido verdadeiramente um dos maiores privilégios da minha vida, e neles, encontrei outra família”, afirmou. Após breves comentários de Elordi e Isaac, del Toro voltou ao microfone para enfatizar o trabalho artesanal realizado no Frankenstein de Guillermo del Toro.
“Gostaria de dizer ao resto do nosso elenco extraordinário e nossa equipe que o talento artístico de todos eles brilha em cada quadro deste filme que foi intencionalmente feito por humanos, para humanos“, destacou o diretor. A declaração reforça seu posicionamento contra o uso da IA na indústria do entretenimento, valorizando o trabalho manual e artesanal de designers, construtores, maquiadores e toda a equipe envolvida na produção.
O Frankenstein de Guillermo del Toro tem colecionado conquistas desde sua estreia em agosto no Festival de Veneza, onde recebeu uma ovação de 13 minutos. Disponível na Netflix desde 17 de outubro, o longa é apontado como forte concorrente para a temporada de premiações.

Fonte: Variety
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário