Sony é acusada de usar IA generativa para imagens do Calendário do PlayStation
A Sony se tornou alvo de críticas após ser acusada de utilizar inteligência artificial generativa na criação das ilustrações do Calendário do Advento da PlayStation. A iniciativa de marketing, lançada em países como Canadá, Alemanha e França, apresenta uma série de imagens diárias que, segundo observadores atentos, demonstram características típicas de arte produzida por IA.
O Calendário do Advento da PlayStation consiste em ilustrações temáticas que revelam conteúdos diários até o Natal. A controvérsia surgiu quando membros da comunidade identificaram padrões visuais nas imagens que são comumente associados a criações de inteligência artificial.
Até o momento, a Sony não emitiu nenhum posicionamento oficial sobre as acusações, deixando em aberto se as ilustrações foram de fato geradas por IA ou criadas por artistas humanos. A ausência de resposta tem alimentado ainda mais as especulações nas redes sociais.

Entre as críticas, os usuários nas redes sociais afirmam que uma empresa gigante como a Sony teria condições de pagar artistas reais para criar as artes. Além disso, muitos alegam que teria sido melhor simplesmente reutilizar as milhares de artes antigas que possuem das suas franquias estabelecidas.
Este caso se soma a outros recentes na indústria de games, como as controvérsias envolvendo Call of Duty e Fortnite, que também foram acusados de utilizar elementos criados por inteligência artificial em materiais promocionais. A diferença é que, assim como nesses exemplos, o uso não está diretamente relacionado ao conteúdo jogável, mas a elementos de marketing.
A discussão ética se intensifica pelo fato de que empresas do porte da Sony teriam recursos financeiros suficientes para contratar artistas profissionais ou utilizar seu vasto acervo de artes conceituais já existentes. Críticos argumentam que gigantes da indústria deveriam priorizar o trabalho humano em vez de recorrer a soluções automatizadas para economizar custos.
Apesar das críticas, analistas apontam que a tendência de utilização de IA generativa em materiais promocionais deve continuar crescendo, mesmo entre as grandes empresas do setor de entretenimento digital, devido à economia de tempo e recursos que proporcionam.
Fonte: Push Square
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário