PSSR 2 do PS5 Pro não é mera atualização e reduzirá tempo de processamento da GPU, diz rumor
O PSSR 2 para o PlayStation 5 Pro deve apresentar melhorias substanciais na performance gráfica, reduzindo significativamente o tempo de processamento da GPU. De acordo com informações compartilhadas por desenvolvedores e relatadas pelo YouTuber Moore’s Law is Dead, esta nova versão da tecnologia de upscaling da Sony não se trata de uma simples atualização incremental, mas de um avanço tecnológico considerável.
Documentos internos indicam que o PSSR 2 é referido oficialmente como Multi-Frame Super Resolution 2 (MFSR2), enquanto a versão atual do PSSR é chamada de MFSR1. A grande diferença está no novo algoritmo implementado, que reduz a necessidade de certos dados de entrada, diminuindo consideravelmente a quantidade de memória utilizada pelo sistema. Um desenvolvedor com acesso à documentação enfatizou que “isto não é apenas uma atualização ‘0.5’”.
Outra descoberta interessante na documentação é a menção separada de PSSR, FSR 3 e FSR 4, sugerindo que estas três tecnologias seguirão caminhos de desenvolvimento independentes. Isto está alinhado com informações anteriores sobre o PS5 Pro receber compatibilidade com FSR 4 em 2026, enquanto as melhorias do PSSR 2 chegariam ao console em um momento diferente.
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Em outubro, Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5 e PS5 Pro, juntamente com Jack Huynh, SVP e GM da divisão de Computação e Gráficos da AMD, discutiram novas tecnologias desenvolvidas através da colaboração entre as empresas. Ambos destacaram como essas inovações seriam particularmente úteis para reduzir a carga na GPU, liberando recursos para melhorar a qualidade visual dos jogos.
“O desafio está em como implementamos esses sistemas”, explicou Cerny. “As redes neurais encontradas em tecnologias como FSR e PSSR são extremamente exigentes para a GPU. Elas são computacionalmente intensivas e requerem acesso rápido a grandes quantidades de memória. A natureza da GPU dificulta esse processo.”
As principais tecnologias apresentadas por Cerny e Huynh foram Neural Arrays, Neural Radiance Caching e Radiance Cores. Segundo eles, o uso conjunto destas três tecnologias é essencial para permitir que a maior largura de banda de memória seja aproveitada ao máximo, garantindo também que a GPU consiga atender às demandas dos jogos.
As novas implementações prometem trazer múltiplos benefícios, incluindo menor consumo de energia, ativos gráficos de maior fidelidade e, principalmente, sinergias entre a Compressão Universal, Neural Arrays e Radiance Cores, tudo visando oferecer as melhores experiências possíveis aos jogadores.
Fonte: GamingBolt
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📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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