Carregando agora

Square Enix enfrenta críticas de principal acionista sobre vendas e estratégia

A Square Enix enfrenta uma crise interna após seu terceiro maior acionista, a 3D Investment Partners, divulgar um extenso documento de 100 páginas criticando severamente a gestão da empresa japonesa. A firma de investimentos de Singapura, que detém 14,36% das ações da companhia, cobra uma “reavaliação fundamental do plano de gestão de médio prazo” diante do desempenho abaixo do esperado da desenvolvedora de Final Fantasy e Dragon Quest.

O documento, tornado público após a insatisfação do acionista com as respostas do CEO Takashi Kiryu em outubro, reconhece a Square Enix como uma “proeminente desenvolvedora japonesa de games” com “títulos mundialmente renomados”, mas aponta uma “deterioração significativa no poder de ganhos” da empresa nos últimos anos.

Entre os principais problemas apontados pela 3D Investment Partners estão as margens de lucro estagnadas, a redução nas vendas de jogos e o declínio das margens. O investidor atribui isso a fatores como exclusividade de plataformas, baixo retorno sobre gastos com publicidade, vendas fracas de jogos do catálogo e custos de desenvolvimento excessivos.

O relatório faz comparações diretas entre a Square Enix e concorrentes japoneses como Capcom e Konami, destacando o desempenho inferior da criadora de Final Fantasy. Segundo o documento, a empresa depende excessivamente do mercado doméstico japonês e não consegue expandir adequadamente suas operações internacionais.

presidente-da-square-enix-promete-ampliar-significativamente-o-uso-da-inteligencia-artificial-em-2024-102038-1 Square Enix enfrenta críticas de principal acionista sobre vendas e estratégia

Vale notar que a Square Enix já começou a abordar algumas dessas questões. Final Fantasy 16 chegou ao Xbox este ano após um período de exclusividade no PlayStation, enquanto a trilogia Final Fantasy 7 Remake será lançada tanto no Xbox quanto no Nintendo Switch 2.

A 3D Investment Partners, como investidor ativista, parece ter uma agenda para pressionar a saída de Kiryu do cargo de CEO. O documento critica a atual estratégia “Reboots” da Square Enix, afirmando que ela apenas justifica o desempenho medíocre e não articula uma visão de futuro clara. Além disso, aponta uma “falta de sinergia” com negócios fora dos games, como filmes e animes, e o desempenho abaixo do esperado nas áreas de fliperamas e publicação de mangás.

Este relatório surge em um momento crítico para a Square Enix. A empresa admitiu que tanto Final Fantasy 16 quanto Final Fantasy 7 Rebirth inicialmente não atingiram as expectativas de vendas. O balanço financeiro de maio mostrou uma queda nas vendas de seus jogos single-player em comparação ao ano anterior, embora os lucros tenham aumentado graças às fortes vendas de Dragon Quest 3 HD-2D Remake.

Além disso, a Square Enix também anunciou planos controversos para que inteligência artificial generativa realize 70% do trabalho de controle de qualidade até 2027. Este anúncio veio junto com demissões em massa como parte do plano de “reestruturação fundamental” da empresa, que redirecionou recursos do desenvolvimento “no exterior”, com 137 empregos em risco apenas no Reino Unido.

Fonte: Eurogamer

 


Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br

COMPARTILHE:

Publicar comentário