Carregando agora

Micron prevê escassez de memória para além de 2026 devido à crescente demanda da IA

A Micron, uma das maiores fabricantes de memória do mundo, confirmou que a escassez de chips de memória deve se estender para além de 2026. O motivo principal é a crescente demanda dos sistemas de inteligência artificial, que têm consumido quantidades extraordinárias de componentes.

“Demanda forte e sustentada do setor, junto com restrições de fornecimento, estão contribuindo para condições apertadas de mercado e esperamos que essas condições persistam além do ano calendário de 2026”, afirmou Sanjay Mehrotra, CEO da Micron, durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa.

O executivo ainda acrescentou que, nos últimos meses, os planos de construção de data centers de IA pelos clientes da empresa impulsionaram um aumento acentuado na previsão de demanda por memória e armazenamento. Segundo ele, o fornecimento agregado do setor permanecerá substancialmente abaixo da demanda para o futuro próximo.

A Micron não está sozinha neste alerta. Samsung e SK Hynix, outros gigantes do setor, também sugerem que as restrições continuarão por um longo período. O desafio principal é que a construção de novas instalações para fabricação de memória leva tempo considerável, enquanto a demanda cresce em ritmo muito mais acelerado.

HUjXa24CtZJSTCpfAKhQia-1280-80 Micron prevê escassez de memória para além de 2026 devido à crescente demanda da IA

Os números financeiros da empresa refletem claramente esta situação. A Micron anunciou receita de US$ 13,6 bilhões no primeiro trimestre fiscal, representando um aumento de 21% em relação ao trimestre anterior e impressionantes 57% em comparação ao ano passado. O segmento de DRAM, que inclui chips HBM, GDDR e DDR, registrou o maior crescimento no período, com receita de US$ 10,8 bilhões, um salto de 69% em relação ao ano anterior. Já os embarques de NAND cresceram apenas 22%.

Esta diferença explica, em parte, por que os SSDs sofreram aumentos moderados de preço nos últimos meses, enquanto kits de RAM de alta velocidade agora podem custar mais que uma placa gráfica. A Kingston, outra importante empresa do setor, já havia alertado sobre o aumento de 246% nos preços das wafers de NAND.

O impacto para os consumidores deve ser significativo e duradouro. A situação é tão crítica que a Micron tomou a decisão de encerrar sua divisão de consumo, a Crucial, no início deste mês, para focar no fornecimento para data centers de IA.

Mehrotra destacou que os clientes corporativos terão que fazer ajustes em seus portfólios para se adequar à oferta disponível de memória. Ele enfatizou ainda que “a experiência de IA, de data centers a dispositivos de ponta, incluindo smartphones e PCs, realmente exige mais memória”.

Fonte: PC Gamer

 


Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br

COMPARTILHE:

Publicar comentário