Fortnite não voltará ao iOS no Japão em 2025; Epic acusa Apple de burlar leis de concorrência
Fortnite não retornará ao iOS no Japão em 2025, ao contrário do que havia sido prometido antes. Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games, anunciou a decisão em suas redes sociais, acusando a Apple de implementar práticas que desrespeitam as leis de concorrência do país asiático.
A gigante de Cupertino recentemente anunciou mudanças no iOS para se adequar à nova legislação japonesa que exige que a empresa permita lojas de aplicativos alternativas e sistemas de pagamento externos em seus dispositivos. Segundo a Apple, a partir da versão 26.2 do iOS, desenvolvedores no Japão poderão distribuir apps em marketplaces alternativos e processar pagamentos fora do sistema da empresa.
Entretanto, Sweeney classificou a implementação como uma “farsa de obstrução e quebra de leis“, alegando que a Apple está sendo desonesta ao adicionar taxas extras que inviabilizam a competição justa. De acordo com o CEO da Epic, a empresa está cobrando 21% de taxa sobre pagamentos in-app de terceiros, 15% sobre compras realizadas na web, além de telas de aviso que ele considera anticompetitivas.
“A Apple escolheu mal. Novamente“, escreveu Sweeney, que também denunciou o que chamou de “taxa lixo de 5%” sobre toda a receita de aplicativos distribuídos por lojas concorrentes. Segundo ele, a Apple pretende rastrear essas transações através de uma API de relatórios obrigatória, mesmo sem ter qualquer envolvimento com a distribuição ou os pagamentos.
“Obviamente, a competição real não acontecerá, e os consumidores não se beneficiarão, quando a Apple abusa de sua posição entre usuários e concorrentes para obstruir negociações honestas entre eles“, afirmou Sweeney, indicando que levará suas reclamações à Comissão de Comércio Justo do Japão.
Este é mais um capítulo na longa disputa entre Epic e Apple, que começou em 2020 quando a desenvolvedora do Fortnite processou a Apple por cobrar 30% de comissão sobre compras in-app e proibir métodos alternativos de pagamento. Na época, a Epic tentou contornar as taxas adicionando uma opção de pagamento direto no Fortnite, o que resultou na remoção do jogo da App Store e no encerramento da conta de desenvolvedor da Epic.
Em maio deste ano, um juiz americano ordenou que a Apple parasse de forçar a comissão de 27% e de utilizar avisos intimidatórios para pagamentos via web, afirmando que a empresa havia violado uma injunção de 2021. O tribunal também declarou que o vice-presidente da Apple, Alex Roman, “mentiu descaradamente sob juramento“, o que pode levar a empresa a enfrentar acusações criminais de desacato.
Sadly, Fortnite will not return to iOS in Japan in 2025 as promised. Apple was required to open up iOS to competing stores today, and instead of doing so honestly, they have launched another travesty of obstruction and lawbreaking in gross disrespect to the government and people… pic.twitter.com/7hu5eGMQX6
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) December 18, 2025
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário