Neil Newbon critica uso de IA para vozes em Arc Raiders e diz que deveriam regravar as falas: “Agora vocês têm dinheiro”
Arc Raiders, o popular jogo de tiro cooperativo da Embark Studios, gerou bastante controvérsia após a revelação de que a produtora utilizou vozes geradas por inteligência artificial.
Quando questionado sobre sua opinião a respeito do assunto, o ator Neil Newbon, conhecido por interpretar o vampiro Astarion em Baldur’s Gate 3, não só criticou o uso de IA de voz nos jogos, como afirmou que o custo para usar atores reais seria irrisório.
“A quantia de dinheiro que custa fazer essas falas de voz, em comparação com o restante do desenvolvimento do jogo, é irrisória”, comentou Newbon. De acordo com ele, o uso de IA estaria “roubando o cachê de um ator”.
“A maioria dos atores, notoriamente, não é rica”, acrescentou Newbon. “A maioria de nós passa a vida inteira lutando. Não acho que haja justificativa para tirar o emprego das pessoas.”
Quanto a jogos que usam IA por falta de orçamento, mas que acabam fazendo sucesso, Newbon afirma que os estúdios deveriam após o lançamento chamar atores para substituir tais vozes artificiais.
“E eu diria a qualquer um que ganhou uma fortuna com um lançamento que usa IA generativa para vozes: talvez valha a pena voltar àqueles atores a quem vocês pagaram seja lá quanto for para clonar as vozes, colocá-los no estúdio e regravar esse material. Só estou dizendo. Agora vocês têm o dinheiro, distribuam essa riqueza”, comentou Newbon.
O ator também fez fortes críticas à qualidade das vozes geradas por IA. “Tem gente dizendo que ela ajuda na imersão por ser reativa. Para mim, tira totalmente da experiência, porque eu só ouço algo que não soa como um ser humano. […] Eu realmente não gosto de IA generativa, porque ela soa uma porcaria. Não importa o quanto esteja avançando, ainda soa errado”, concluiu ele.
Fonte: The Gamer
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário