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Unreal Engine 5.7 surpreende com melhoria de até 30% no desempenho

A Epic Games lançou oficialmente a Unreal Engine 5.7 em 12 de novembro de 2025, trazendo melhorias significativas de desempenho que podem chegar a 35% em processadores e 25% em placas de vídeo. A nova versão do motor gráfico, o qual sofreu muitas críticas por problemas de otimização desde seu lançamento inicial, surpreendeu desenvolvedores com avanços substanciais na eficiência e estabilidade.

Após quase três anos e meio de atualizações desde a estreia da engine, a Epic finalmente parece estar solucionando os problemas de performance que afetaram diversos títulos lançados com as primeiras versões do UE5. A nova atualização não apenas introduz recursos como geração de conteúdo procedimental para enriquecer ambientes, mas coloca foco especial na otimização profunda do uso dos recursos do sistema.

As melhorias foram detalhadas no vídeo que você pode conferir abaixo, o qual comparou diretamente a versão 5.4 (lançada em abril de 2024) com a 5.7 utilizando a demo fotorrealista Venice da Scans Factory. Os testes foram realizados em um sistema equipado com uma GeForce RTX 5080 e um Intel i7-14700F.

De acordo com os resultados, o motor agora consegue atingir entre 80 e 100 FPS de média a 1440p com configurações avançadas de iluminação Lumen e reflexos no máximo. Em comparação, a versão 5.4 mal conseguia ultrapassar a marca de 80 FPS nas mesmas condições. O mais impressionante é que essas melhorias vêm acompanhadas de aprimoramentos visuais, especialmente em iluminação e reflexos, que agora são mais precisos sem comprometer o desempenho.

Jogos como Borderlands 4, lançado originalmente com a versão 5.4 do motor, já parecem estar adotando a primeira versão beta da Unreal Engine 5.7. Testes com uma configuração mais modesta (RTX 3060 Ti e i5-12400) mostram o jogo mantendo uma média de 55 FPS em 1440p com configurações médio-altas, representando uma melhoria considerável para um título que apresentava sérios problemas de performance alguns meses atrás.

A significativa evolução na performance do motor pode ajudar a recuperar a confiança dos desenvolvedores e jogadores. Anteriormente, a própria Epic chegou a enfrentar polêmica ao sugerir que os problemas de desempenho estavam mais relacionados às práticas dos estúdios do que a engine em si, mas os dados da versão 5.7 indicam que a empresa reconheceu a necessidade de melhorias fundamentais na tecnologia.

Embora ainda vá levar algum tempo até que os primeiros jogos desenvolvidos completamente com a Unreal Engine 5.7 cheguem ao mercado, as melhorias de desempenho prometem experiências mais fluidas e estáveis para os jogadores, principalmente em títulos tecnicamente exigentes que buscam aproveitar recursos visuais avançados.

Fonte: 3DJuegos


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

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