Carregando agora

AMD está considerando relançar antigos processadores para prolongar a vida do AM4 em meio à crise de preços da RAM

Linhas antigas de processadores da AMD, como o Ryzen 5000, podem ganhar uma sobrevida inesperada no mercado. Em meio à crise que afeta os preços das memórias RAM, a fabricante americana está considerando trazer de volta sua antiga linha de processadores para oferecer alternativas mais econômicas aos consumidores.

David McAfee, executivo responsável pela linha Ryzen, revelou durante uma mesa redonda com a imprensa que a empresa está ativamente trabalhando para reintroduzir produtos no ecossistema. O objetivo é atender jogadores que buscam fazer um upgrade significativo em suas plataformas AM4 sem precisar reconstruir todo o sistema.

A vantagem de processadores mais antigos, como a linha AMD Ryzen 5000, está no suporte ao socket AM4, que utiliza memórias DDR4 – significativamente mais baratas que as DDR5 exigidas pelos processadores mais recentes da série 7000/9000 e plataforma AM5. Com a crise atual, kits de memória DDR5 chegaram a quadriplicar o seu preço.

bfRuNQczbT66tMVmQyTQnS-1280-80 AMD está considerando relançar antigos processadores para prolongar a vida do AM4 em meio à crise de preços da RAM

O DDR4 também sofreu um aumento, mas ele ainda pode ser encontrado consideravelmente mais em conta que o novo padrão. Embora o desempenho seja reduzido em comparação com as tecnologias mais recentes, os processadores e memórias mais antigos ainda oferecem performance satisfatória para a maioria dos usuários.

A decisão não seria um movimento inédito para a AMD, que já continuou vendendo chips AM4 por bastante tempo, incluindo novos processadores X3D avaliados até 2024. No entanto, a empresa havia começado a descontinuar modelos como o popular Ryzen 7 5700X3D, focando em novos lançamentos como o Ryzen 5 7500X3D.

O impacto da crise de RAM no mercado de hardware é significativo. Relatórios indicam que as vendas de placas-mãe caíram 50% no final de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. McAfee observou que os parceiros da AMD estão registrando números mais altos de compras apenas de CPUs, à medida que os consumidores optam por atualizar suas máquinas existentes em vez de migrar para novas plataformas.

A Gigabyte recentemente também trouxe de volta suas placas AM4, como forma de atender à demanda de PCs, enquanto preços de DDR5 continuam a subir.

Fonte: PCGamer


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br

COMPARTILHE:

Publicar comentário