Criadores originais de Fallout queriam comprar a franquia, mas não podiam competir com os quase US$ 6 milhões da Bethesda
A Bethesda garantiu os direitos da franquia Fallout com uma oferta de aproximadamente US$ 5,75 milhões, superando qualquer possibilidade dos criadores originais readquirirem a propriedade intelectual. A aquisição ocorreu em meados dos anos 2000, quando a Interplay, desenvolvedora e publicadora original da série, enfrentava sérias dificuldades financeiras.
De acordo com Brian Fargo, co-fundador da Interplay, a empresa se viu forçada a vender ativos para conseguir pagar seus funcionários. “O único ativo que eles realmente tinham para vender era Fallout“, revelou Fargo em entrevista à Game Informer. Segundo ele, um processo judicial relacionado a esses problemas financeiros “fez a Interplay vender todos os direitos de Fallout para a Bethesda”.
Leonard Boyarsky, diretor de arte de Fallout que havia deixado a Interplay para fundar o estúdio Troika Games junto com Tim Cain e Jason Anderson, revelou que eles tentaram fazer uma oferta pelos direitos antes que a Bethesda os adquirisse. “Conseguimos alguns possíveis investidores interessados, mas nunca tivemos a chance de fazer uma oferta”, explicou Boyarsky.
A tentativa dos criadores originais não teria sido bem-sucedida de qualquer forma. “Não teria importado se eles ouvissem nossa oferta ou não, porque teriam rido”, admitiu Boyarsky. Anteriormente, Tim Cain já havia deixado claro que o trio foi “superado na oferta” pelos direitos de criar Fallout 3.
Desde então, a Bethesda mantém controle firme sobre a franquia, permitindo apenas algumas colaborações, como quando entregou o desenvolvimento de New Vegas para a Obsidian Entertainment e, mais recentemente, licenciou a propriedade para a Amazon produzir a segunda temporada da série Fallout. Quanto a Fallout 5, o jogo só deve chegar em um futuro distante, após o lançamento de The Elder Scrolls 6.
Curiosamente, dois dos três criadores originais de Fallout agora trabalham o mais próximo possível da franquia sem estarem na Bethesda. Tim Cain recentemente retornou à Obsidian para trabalhar em um novo projeto, enquanto Boyarsky ajudou a desenvolver The Outer Worlds 2 como diretor criativo no mesmo estúdio.

Fonte: GamesRadar
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário