Embark afirma que sucesso de ARC Raiders não significa ‘abrir as comportas’ para a IA generativa
A Embark Studios informou que o sucesso comercial de ARC Raiders não será usado como justificativa para aumentar o uso de inteligência artificial generativa em seus próximos projetos. Em entrevista recente, o estúdio responsável pelo shooter PvPvE esclareceu sua posição sobre a polêmica utilização de IA na criação de vozes para o jogo.
Virgil Watkins, diretor de design do jogo, explicou ao PCGamesN como o processo funcionou. O estúdio contratou atores de voz para interpretar os personagens de ARC Raiders e posteriormente utilizou ferramentas de IA generativa text-to-speech para criar linhas adicionais de diálogo baseadas nas vozes originais.
Apesar da controvérsia gerada por essa revelação, ela parece não ter impactado significativamente as vendas do jogo. Questionado se o sucesso comercial levaria a um uso mais intenso de IA, Watkins foi direto: “Honestamente, não acho que tenha pendido para qualquer lado. Como em todas as ferramentas que construímos ou utilizamos, a questão é: ‘Isso nos permite fazer algo que não poderíamos antes ou é um bônus adicional para o jogo?’”
O diretor explicou que a decisão de usar IA para vozes foi pragmática. “Com as ferramentas de text-to-speech, foi um desbloqueio para nós, permitindo ter personagens com vozes quando, na época, não tínhamos capacidade para fazer isso. Agora, com o jogo como está, temos diferentes possibilidades e podemos nos perguntar: ‘A qualidade atingiu o esperado?’ E talvez não tenha. Então deveríamos revisar como ou por que fazemos isso? Mas não acho que seja como ‘Vamos abrir as comportas para todos os tipos de IA’. Não, isso não mudou nossa perspectiva.”
Watkins ressaltou que o Embark Studios tem explorado tecnologias emergentes e como elas podem trabalhar em conjunto com as ferramentas próprias do estúdio. Ele garantiu que as críticas sobre o uso de IA generativa não caíram em ouvidos surdos.
“Tudo ainda está muito na linha de construir o que podemos, da melhor forma possível”, afirmou. “Muito disso é apenas aquele momento de explorar tecnologias emergentes e construir nossas próprias ferramentas, porque foi isso que nos permitiu criar muito do jogo com o tamanho de equipe que temos. Acredito que será mais disso no futuro, tentando ver o que podemos fazer por nós mesmos para continuar criando conteúdo na escala que temos. Mas, obviamente, não somos surdos às preocupações que existem sobre isso.”
ARC Raiders está disponível para PC, PS5 e Xbox Series X/S.
Fonte: PCGamesN
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:
Publicar comentário