Carregando agora

Diretor de publicação da Larian critica Tim Sweeney e questiona impacto da Epic Games sobre desenvolvedoras como a Remedy

O diretor de publicação da Larian Studios, estúdio responsável por Baldur’s Gate 3, criticou publicamente Tim Sweeney, CEO da Epic Games, sobre os comentários relacionados à exclusividade de jogos na Epic Games Store. Michael Douse questionou o discurso “altruísta pró-desenvolvedor” de Sweeney, apontando inconsistências entre a retórica e os impactos financeiros reais para os estúdios.

A crítica surgiu depois que Sweeney comentou sobre estatísticas da publicadora New Blood que mostravam aumento nas vendas no Steam após participação nas promoções gratuitas da Epic. “Em algumas transações, a Epic ganha. Na maioria, o Steam ganha“, tweetou o CEO da Epic, acrescentando que “jogadores e desenvolvedores ganham por terem mais opções e melhores ofertas“.

Douse respondeu diretamente à postagem, afirmando: “Entendo que a Epic financiou inteiramente Alan Wake 2, mas esse discurso altruísta pró-desenvolvedor não combina quando a Remedy aparentemente entrou em crise financeira porque não pôde contar com as vendas do Steam para Alan Wake 2, sofrendo potencialmente centenas de milhões em receita perdida.”

O diretor de publicação da Larian questionou ainda a viabilidade real da Epic Games Store como plataforma capaz de converter usuários em receita sólida para os estúdios. “A viabilidade da loja depende da capacidade deles de converter centenas de milhões de jogadores de Fortnite em gamers premium de médio-hardcore, e não vejo a marca Fortnite tentando fazer isso“, argumentou.

No caso específico de Alan Wake 2, embora a Epic tenha financiado o jogo através de um acordo de publicação, o título levou quase dois anos para gerar lucro para a Remedy. O jogo não foi lançado no Steam, plataforma que poderia ter facilitado significativamente o retorno financeiro do projeto.

As respostas a Douse têm sido bem divisivas, enquanto muitos concordam com sua opinião, afirmando que o jogo foi prejudicado por não estar no Steam, outros afirmam que as vendas baixas seriam mais um reflexo do gênero do que pela exclusividade na Epic Games, com jogos como Silent Hill 2 e Cronos: The New Dawn também não tendo vendas expressivas na plataforma. Além disso, muitos apontam que sem a Epic Games, Alan Wake 2 nem mesmo existirira.

E você, qual é sua opinião sobre o assunto? Conta pra gente nos comentários abaixo!

 


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br

COMPARTILHE:

Publicar comentário