CEO da Epic Games apoia processo de US$ 900 milhões contra a Valve
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, manifestou apoio ao processo judicial de US$ 900 milhões contra a Valve, empresa proprietária da plataforma Steam. A ação, recentemente aprovada pelo Tribunal de Apelação de Competição do Reino Unido, questiona práticas monopolistas da Valve no mercado de distribuição de jogos para PC.
O processo foi iniciado pela ativista de direitos digitais Vicki Shotbolt e alega que as políticas da Valve impedem que desenvolvedores e publicadoras ofereçam seus jogos e DLCs por preços mais baixos em outras lojas digitais. A ação também busca indenização para milhões de gamers britânicos que potencialmente pagaram entre £22 e £44 a mais por seus jogos desde 2018.
Tim Sweeney, cujo Epic Games Store é o principal concorrente do Steam, criticou a plataforma da Valve em suas redes sociais. “As regras do Steam proíbem explicitamente que jogos direcionem jogadores para métodos de compra alternativos, forçando todos a pagarem 30% à Valve“, afirmou em publicação no X (anteriormente Twitter).
Leia Mais

O CEO comparou a situação com casos semelhantes envolvendo Apple e Google. “Hoje, nos EUA, desenvolvedores são livres para direcionar usuários de aplicativos iOS e Android para métodos de compra alternativos. Apple e Google coletam 0% nessas transações. Em computadores e smartphones, a Valve é a única grande loja que ainda mantém o vínculo de pagamentos e a taxa de lixo de 30%”, argumentou Sweeney.
Em sua argumentação, o CEO da Epic Games fez uma analogia: “É como uma concessionária de carros exigir 30% das compras de gasolina”. Ele também afirmou que o Steam, diferentemente de outras lojas digitais, não permite que desenvolvedores vendam itens diretamente aos usuários através de telas de pagamento próprias dentro dos aplicativos.
A Valve contestou as alegações do processo, argumentando que revendedores de chaves do Steam já permitem transações fora de sua plataforma. As diretrizes da empresa para desenvolvedores indicam que é aceitável oferecer descontos para chaves do Steam em diferentes lojas, desde que ofertas comparáveis sejam eventualmente disponibilizadas aos clientes do Steam.
Diversos usuários contestaram algumas das afirmações de Sweeney, apontando exemplos de jogos no Steam que utilizam seus próprios sistemas de pagamento, contrariando parte dos argumentos do CEO.
Fonte: GamesRadar
Gosta do nosso conteúdo? então assine a newsletter e venha fazer parte da nossa comunidade!
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário