“DEI não é o problema”: ex-dev da Ubisoft critica teorias da conspiração sobre a crise da empresa
Kensuke Shimoda, ex-desenvolvedor da Ubisoft Osaka, criticou duramente as teorias da conspiração que têm circulado online atribuindo os problemas financeiros e dificuldades de desenvolvimento da empresa francesa às suas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
O designer de games, que trabalhou na publisher entre 2021 e 2024, afirmou “inequivocamente“ que as iniciativas de DEI da Ubisoft “não exerceram tanta influência” nos resultados da empresa e foram, na verdade, “realmente benéficas“ para a expansão da companhia em mercados da América do Sul e Oriente Médio.
“Não vou citar nomes aqui, mas estou chocado com a quantidade de pessoas espalhando boatos falsos de que as ações da Ubisoft caíram por causa de sua dedicação à DEI”, comentou o desenvolvedor.
Em vez de culpar as iniciativas de inclusão, Kensuke Shimoda apontou a “Síndrome da Grande Empresa” como a verdadeira responsável pelos problemas da Ubisoft. O termo foi cunhado por Kazuma Tateisi, ex-presidente da fabricante japonesa OMRON, em 1987, para descrever como empresas bem-sucedidas começam a declinar quando seus líderes ficam obcecados em manter o status quo, evitando estratégias mais arriscadas que inicialmente as levaram ao sucesso.
O ex-funcionário também mencionou a “taxa de rotatividade excessivamente baixa“ da empresa e a “falta de pessoal sênior/líderes com experiência“ como problemas graves, sugerindo que a culpa pelos problemas da publisher está na gestão superior, não nas políticas de diversidade.
わざわざ引用しませんが、また「DEIに傾倒したせいでUbisoftの株価が下がった」とかいうデマ撒き散らしている人がいるようで呆れてます。元従業員としてはっきり言えるのは
・社内でDEI推進派はそこまでの影響力なかった…
— 下田賢佑(First Mammal) (@kensukeShimoda) January 25, 2026
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário