Novo sistema de moralidade de Fable é inteiramente subjetivo e reflete o mundo atual
O novo Fable está trazendo mudanças significativas para a clássica franquia, com a Playground Games revelando um novo sistema de moralidade que abandona a tradicional divisão binária entre bem e mal. De acordo com o gerente geral do estúdio, o jogo apresentará uma abordagem mais subjetiva e complexa, refletindo melhor a forma como a moralidade existe no mundo contemporâneo.
Ralph Fulton, gerente geral da Playground Games, explicou em entrevista recente ao GamesRadar+ que o estúdio percebeu como outros jogos evoluíram na forma de abordar questões morais. “Quando olhamos para o mundo, não existe um bem objetivo, não existe um mal objetivo. Acho que não há nada que você possa fazer no mundo que uniria todas as pessoas na crença de que isso seria bom ou mau, certo? É inteiramente subjetivo, e acho que isso é realmente interessante”, afirmou.
Em vez do tradicional sistema que classificava as ações do jogador como boas ou más, Fable implementará um mecanismo baseado na reputação que varia de acordo com as diferentes regiões do mundo. “Seguimos uma abordagem muito mais em tons de cinza para a moralidade, onde as coisas que você faz são as coisas que você faz, e se você as fizer o suficiente, ou se pessoas suficientes virem você fazendo essas coisas, você ganhará uma reputação naquele assentamento específico, naquela área particular do mundo”, explicou Fulton.
Leia Mais
Esta evolução segue uma tendência mais ampla nos RPGs modernos. Enquanto jogos como Mass Effect utilizavam uma barra linear de moralidade que subia e descia, títulos mais recentes como Dragon Age: Inquisition focam em como indivíduos e facções específicas reagem às suas decisões.
O sistema do novo Fable permitirá aos jogadores criar combinações diferentes de reputações ao longo do jogo, resultando em reações mais granulares e inesperadas dos habitantes de Albion, que poderão vaiar ou elogiar o jogador publicamente. “Da maneira clássica de Fable, eles atuam como uma espécie de coro grego e dizem exatamente o que pensam sobre as coisas que você fez”, acrescentou Fulton.
O gerente do estúdio reconhece que, embora seja uma aproximação dentro de um sistema de jogo, essa abordagem “provavelmente representa melhor como a moralidade existe no mundo em que vivemos hoje”, mantendo ainda a essência da franquia enquanto a atualiza para um público contemporâneo.
Fable chega no segundo semestre de 2026 para PC, Xbox Series S|X, Xbox Game Pass e também para PlayStation 5.
Fonte: GamesRadar
Gosta do nosso conteúdo? então assine a newsletter e venha fazer parte da nossa comunidade!
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário