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id Software forma sindicato e reforça importância da organização trabalhista para fortalecer a indústria

A id Software, estúdio responsável pela icônica franquia DOOM, formou oficialmente um sindicato com a Communications Workers of America (CWA), movimento que foi reconhecido pela Microsoft, atual proprietária do estúdio. A decisão marca um importante avanço na organização trabalhista dentro da indústria de games, especialmente após as recentes ondas de demissões no setor.

O novo sindicato da id Software foi estabelecido no formato “wall-to-wall”, significando que inclui todos os profissionais do estúdio – desde programadores e artistas até designers e produtores, sem distinção de departamento ou função. Este modelo abrangente representa um passo significativo para a organização coletiva no desenvolvimento de jogos.

“O esforço de organização wall-to-wall na id Software era muito necessário; é incrivelmente importante que desenvolvedores em toda a indústria se unam para resistir às mudanças unilaterais no local de trabalho que estão sendo impostas por executivos do setor”, declarou Andrew Willis, produtor da id Software e membro do comitê organizador do CWA Local 6215.

Willis ainda destacou que “o sindicato é uma forma de nós, os desenvolvedores, retomarmos o controle da indústria que amamos e garantir que ela entregue produtos de alta qualidade feitos por trabalhadores qualificados que tenham benefícios de saúde e longevidade além dos lucros trimestrais”.

Com esta nova adição, a Microsoft agora conta com quase 4.000 funcionários sindicalizados em suas fileiras. O movimento segue a tendência iniciada em 2023, quando trabalhadores de controle de qualidade (QA) da Microsoft formaram seu primeiro sindicato, também com representação da CWA.

doom_the_dark_ages_06_slayer_cropped_476_266_3363_1883_jpeg_1600x900_crop_q85-1-1024x576 id Software forma sindicato e reforça importância da organização trabalhista para fortalecer a indústria

“Estou muito orgulhosa de fazer parte desse esforço para organizar nosso estúdio e ter voz nas decisões que afetam diretamente a mim e aos meus colegas”, afirmou Caroline Pierrot, artista sênior de efeitos visuais da id Software e membro do comitê organizador. “Em uma indústria que se mostrou muito instável nos últimos anos, mais sindicatos significam mais poder para os trabalhadores e uma chance real de moldar o futuro do setor para melhor”.

Em paralelo a este anúncio, membros do sindicato United Videogame Workers (também afiliado à CWA) realizaram uma manifestação em frente à cerimônia do The Game Awards na última noite. O protesto chamou atenção para os jogos cancelados, fechamentos de estúdios e demissões em massa que afetaram o setor recentemente.

Vale lembrar que, em maio deste ano, a CWA negociou um novo contrato com a equipe da ZeniMax Media na Microsoft, estabelecendo o que foi descrito como “novos padrões para a indústria”.

Fonte: Eurogamer


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

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