Ron Gilbert, criador de Monkey Island, cancela seu RPG estilo Zelda por falta de financiamento
Ron Gilbert, o lendário criador da série Monkey Island, anunciou recentemente o cancelamento definitivo de seu ambicioso projeto de RPG estilo Zelda. O desenvolvedor veterano revelou que a falta de financiamento adequado por parte das editoras inviabilizou a continuidade do jogo, que vinha sendo desenvolvido desde pelo menos maio do ano passado.
O projeto, que tinha sido descrito pelo próprio Gilbert como um “clássico Zelda misturado com Diablo e Thimbleweed Park”, apresentava uma estética 2D em pixel art. As primeiras imagens compartilhadas anteriormente mostravam uma cidade que incluía tanto uma padaria quanto uma loja de armas – estabelecimentos que, segundo o desenvolvedor, forneceriam “tudo que os jogadores precisariam antes de partir para um dia de aventuras”.
Em entrevista ao Ars Technica, Ron Gilbert explicou as razões por trás da decisão. “Eu simplesmente não tinha o dinheiro ou o tempo para construir um jogo de mundo aberto grande como esse“, comentou. “Ou é um projeto de paixão no qual você gasta 10 anos, ou você precisa de uma boa quantidade de dinheiro para contratar pessoas e recursos.”
O criador revelou que conseguir esse financiamento não foi uma tarefa fácil, principalmente porque “as propostas oferecidas pelas publishers eram simplesmente horríveis“. Gilbert acrescentou que o próprio gênero do jogo acabou sendo um obstáculo para atrair investimentos.
“Fazer um jogo pixelado ao estilo antigo de Zelda não é a ideia mais popular do momento, então as editoras olhavam para nós e não viam como ‘vamos ganhar 100 milhões de dólares, vale a pena investir nisso’”, explicou. “A quantidade de dinheiro que eles estavam dispostos a oferecer e as condições propostas simplesmente não faziam sentido para mim seguir com esse projeto.”
Gilbert também descartou a possibilidade de financiamento coletivo, método que havia utilizado anteriormente para seu jogo Thimbleweed Park. Segundo o desenvolvedor, “o Kickstarter está basicamente morto atualmente como forma de financiar jogos”.
O veterano programador criticou o modelo atual das grandes publishers, que são “muito orientadas por análises de dados” e aplicam “fórmulas para tentar descobrir quanto dinheiro poderiam ganhar“, resultando em jogos que “parecem exatamente iguais aos jogos do ano anterior”.
Apesar do cancelamento, nem tudo está perdido. Parte da arte desenvolvida para o RPG cancelado encontrou um novo propósito no mais recente projeto de Ron Gilbert, Death by Scrolling. Descrito como um “RPG roguelike de rolagem vertical”, o novo título desafia os jogadores a correrem por níveis infinitos para acumular dinheiro suficiente para pagar o Barqueiro e escapar do Purgatório, tudo isso enquanto enfrentam inimigos e fogem da perseguição do Ceifador.
“Os desenvolvedores que têm sucesso não são necessariamente os bons, mas sim os bons que também se apresentam bem no YouTube“, afirmou. “Isso é um problema, é uma barreira… De certa forma, é uma pena porque, como desenvolvedor, você precisa ser um performer. E eu não sou um performer, certo? Se eu estivesse fazendo filmes, eu seria um diretor, não um ator.”
Em 2022, Ron Gilbert, junto com o co-roteirista Dave Grossman, lançou Return to Monkey Island, um projeto que muitos fãs acreditavam que nunca aconteceria, mas que havia sido desenvolvido secretamente por dois anos antes de seu anúncio no Dia da Mentira daquele ano.
Fonte: Eurogamer
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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