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Criador de Katamari Damacy lamenta não ter os direitos da IP e pode deixar a indústria de jogos

Keita Takahashi, criador da icônica série Katamari Damacy, anunciou seu retorno ao Japão após mais de uma década nos Estados Unidos. O designer japonês atribuiu sua mudança aos resultados comerciais decepcionantes de seu título mais recente, To a T, e expressou incertezas sobre seu futuro na indústria de games.

Em entrevista recente à Games Radar, Takahashi revelou que o fraco desempenho comercial de seu último projeto o levou a reconsiderar sua permanência nos EUA. “Recentemente retornei ao Japão, e uma das razões pelas quais tive que fazer isso foi porque ‘to a T’ não vendeu bem”, explicou o desenvolvedor.

Ao refletir sobre o apelo de seus jogos, Takahashi demonstrou consciência sobre o perfil de suas criações. “Ninguém tenta fazer um jogo de nicho. O título ‘jogo de nicho’ é apenas um resultado. Sei que meus jogos estão longe do mainstream”, comentou. O designer acredita que o problema não está na natureza experimental de seus projetos, mas em questões mais fundamentais: “Não acho que seja uma questão de nicho ou tradicional, é uma questão de as pessoas gostarem ou não”.

Quanto ao futuro, Takahashi estabeleceu prioridades claras. “Meu próximo objetivo é apoiar meus filhos e encontrar uma escola para eles no Japão. Então, se eu sentir que não pertenço à indústria de games, terei que procurar em outro lugar“, afirmou, sinalizando que sua permanência no setor não está garantida.

Apesar das incertezas, o criativo não descartou um possível retorno à franquia que o consagrou. “Gostaria de ter os direitos do IP de Katamari Damacy. De qualquer forma, estou feliz que o jogo e os personagens ainda sejam amados hoje“, disse Takahashi, acrescentando que possui ideias interessantes para a série que “só eu poderia criar“. O desenvolvedor se mostrou aberto a uma possível colaboração futura com a Bandai Namco, detentora dos direitos da franquia.

Keita Takahashi iniciou sua carreira na Bandai Namco no início dos anos 2000, onde criou Katamari Damacy e sua sequência. Em 2010, deixou a publicadora para fundar a Uvula com sua esposa, eventualmente se mudando para São Francisco. Durante sua estadia na Califórnia, trabalhou em parceria com a Annapurna Interactive no desenvolvimento de Wattam (2019) e no recente To a T.

Fonte: Games Radar

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📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

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