Carregando agora

GTA 5 Enhanced com Ray Tracing pode ser prévia para recursos de GTA 6

As novas tecnologias embarcadas em GTA 5 Enhanced, update lançado neste mês para o PC, podem ser utilizadas em GTA 6, conforme sugere análise do canal do YouTube Digital Foundry. Ao que parece, as novidades são complexas e com resultados robustos o suficiente para serem usadas em apenas um game, um forte sinal de que o próximo título da Rockstar deve empregá-las. A má notícia é que, sendo este o caso, há mais indícios de que os consoles não devem superar os 30 FPS no novo jogo.

Pouco mais de dois anos depois da atualização lançada para PS5 e Xbox Series X|S implementando Ray Tracing (RT), a Rockstar liberou no último dia 4 um update para a versão de PC trazendo os mesmos recursos, mas com efeitos adicionais, incluindo oclusão de ambiente (RTAO) e iluminação global via RT (RTGI), bem como suporte a upscaling com DLSS e FSR, entre outras novidades.

Nesta semana, a equipe do Digital Foundry, especializado em avaliações técnicas de games, verificou as novidades embarcadas no título para computador, encontrando um cenário curioso. De grande impacto visual, considerando que GTA 5 foi lançado originalmente em 2013, as tecnologias adicionadas são caprichadas e bastante complexas de serem implementadas.

Conforme explica o canal, o processamento de Ray Tracing está sendo feito para cada pixel da imagem, e não considera apenas a iluminação do sol, como também todos os pontos luminosos presentes na cidade do game, incluindo objetos marcados como emissores de luz — ajustes bastante difíceis de serem aplicados, que demandam muito trabalho.

A complexidade é tamanha a ponto de não valer a pena ser aplicada em apenas um título para uma única plataforma, especialmente considerando se tratar de um jogo lançado há cerca de 12 anos. Tendo isso em mente, além das observações feitas no trailer de GTA 6, o time de especialistas acredita que esta será a mesma tecnologia implementada no próximo game da aclamada franquia.

Se por um lado isso reforça como provavelmente veremos um salto massivo nos gráficos, por outro, é mais um forte indício de que GTA 6 nos consoles, inclusive no PS5 Pro, não deve superar a barreira dos 30 FPS. As observações de desempenho feitas em GTA 5 Enhanced mostram que o game está bem otimizado em termos de GPU, mas exerce uma carga intensa na CPU.

Uma NVIDIA GeForce RTX 4060 consegue rodar todos os efeitos adicionais no máximo em 1080P com tranquilidade, desde que tenha um processador encorpado o suficiente a acompanhando — ao utilizar um AMD Ryzen 5 3600, modelo equivalente à CPU do PS5 e Xbox Series X|S, os especialistas notaram que o sistema não era capaz de manter 60 FPS mesmo ao rodar o game em 1440P.

Ao colocarmos na conta que GTA 6 será mais complexo em várias frentes, oferecendo um número maior de NPCs em uma cidade de maior magnitude, é quase certo que os consoles não terão fôlego para entregar mais do que 30 FPS. Teremos de esperar pelo lançamento para termos plena certeza, mas os indícios em GTA 5 Enhanced são fortes o suficiente para que essa teoria seja levantada.

Grand Theft Auto 6 está previsto para chegar ainda em 2025, trazendo uma dupla de protagonistas de volta para a cidade de Vice City e arredores. Segundo a Rockstar, o título oferecerá a “maior e mais imersiva evolução da franquia Grand Theft Auto”, o que infelizmente também pode se refletir no preço. Mais detalhes são esperados para os próximos meses.

COMPARTILHE:

Meu nome é Adriano, mas sou mais conhecido como Hiro Yamazaki. Sou um morador de uma cidade do interior de Mato Grosso e sou um verdadeiro gamer das antigas, apaixonado pelo mundo dos jogos eletrônicos. Meu primeiro contato com esse universo fascinante foi através de um console ATARI 2600.

Publicar comentário