Carregando agora

Estúdio de The Day Before processa site russo que chamou game de fraude

Mesmo após ter lançado The Day Before de forma desastrosa em 2023 — e ter retirado o jogo do ar pouco tempo depois —, a Fntastic continua disposta a tentar proteger seu legado. Na semana passada, a companhia iniciou um processo contra o site russo Yakutia.info, que teria manchado sua reputação ao chamar o game de uma “fraude”.

A própria publicação compartilhou a história, afirmando que o processo foi gerado por ela ter parafraseado vários criadores de conteúdo que produziram histórias sobre o título. Eles afirmavam que o game copiava ou “emprestava” mecânicas de outros games, bem como enganava o público.

Em sua defesa, o site afirma que o uso da palavra “scam” (fraude ou golpe, em inglês) é relativamente novo para o contexto russo. Assim, para não manchar a reputação de The Day Before, a empresa teria editado suas matérias para dizer que o jogo “gerou constrangimento” entre o público.

Criadora de The Day Before não processou outros sites

Em sua defesa, o Yakutia.info afirma que é estranho que a Fntastic tenha feito dele seu único alvo, dado que outros sites tiveram críticas muito mais severas a The Day Before. A página declarou acreditar que virou um alvo por ser relativamente pequena e não ter muitos recursos legais para encarar uma grande batalha nos tribunais.

The-Day-Before-Site-Russo-Fraude-02-1200x675 Estúdio de The Day Before processa site russo que chamou game de fraude
Foto: Divulgação/Fntastic

Com o processo aberto pela desenvolvedora, caberá ao site provar que o jogo foi criado de forma intencionalmente maliciosa, e que seu desastre não foi fruto da incompetência. Antes mesmo de o título ser lançado, ele gerou polêmica pelo uso de imagens promocionais suspeitas e por não remunerar muitos membros de sua equipe.

Quando foi lançado, após muitos atrasos, The Day Before se mostrou um jogo vazio, pouco inspirado e que não entregava muito do que seus criadores haviam prometido. O título acabou sendo retirado do ar poucas semanas após sua estreia e o dinheiro do público foi devolvido. Apesar de ter sua imagem muito arranhada pelo episódio, a Fntastic ainda não decidiu deixar o mercado de games depois disso.

Fonte: PC Gamer

COMPARTILHE:

Meu nome é Adriano, mas sou mais conhecido como Hiro Yamazaki. Sou um morador de uma cidade do interior de Mato Grosso e sou um verdadeiro gamer das antigas, apaixonado pelo mundo dos jogos eletrônicos. Meu primeiro contato com esse universo fascinante foi através de um console ATARI 2600.

Publicar comentário