Carregando agora

AMD confirma que o futuro FSR 5 poderá rodar em GPUs da NVIDIA e de outras fabricantes

A AMD revelou que sua próxima tecnologia FSR Redstone poderá ser executada em placas gráficas de outros fabricantes, incluindo GPUs da Nvidia. A informação foi compartilhada em uma entrevista da empresa ao portal japonês 4Gamer, confirmando uma abordagem mais aberta para sua nova geração de tecnologia de upscaling.

Chris Hall, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Software e líder do projeto ROCm da AMD (equivalente ao CUDA da Nvidia), explicou que o FSR Redstone — que provavelmente será chamado de FSR 5 quando for lançado ainda este ano — foi desenvolvido usando código de um projeto da ROCm conhecido como AMD ML2CODE (Machine Learning to Code).

Segundo Hall, a tecnologia neural de renderização do FSR Redstone é “convertida” em código de Shader computacional. “Isso significa que o núcleo de renderização neural do FSR Redstone também pode funcionar em GPUs fabricadas por outras empresas, afirmou o executivo.

Em outras palavras, a tecnologia não exige núcleos de IA ou matemática matricial, como acontece com a tecnologia DLSS da Nvidia que requer os Tensor cores. O FSR Redstone pode rodar em shaders convencionais de GPU, tornando-o compatível com hardware de diferentes fabricantes.

“Estruturas baseadas em ML2CODE, como o FSR Redstone, podem ser integradas diretamente nos pipelines gráficos DirectX ou Vulkan com latência mínima. Acreditamos que a solução ML2CODE é a melhor maneira, pelo menos por enquanto, de integrar e implementar tecnologias de gráficos 3D e IA”, explicou Hall.

2d5GJCfUuSnP7BPtUo6wxJ-1280-80-2 AMD confirma que o futuro FSR 5 poderá rodar em GPUs da NVIDIA e de outras fabricantes

Essa declaração indica claramente que a AMD favorece a execução de upscaling aprimorado por IA no pipeline de shader, em vez de equipar GPUs com núcleos de IA dedicados, que é a abordagem da Nvidia ao longo de várias gerações de GPUs RTX com seus Tensor cores.

No entanto, Hall prevê que futuras arquiteturas gráficas da AMD terão núcleos de IA dedicados compatíveis com a tecnologia DirectX Cooperative Vector da Microsoft, indicando que a empresa não descarta completamente essa abordagem para o futuro.

Para os gamers, essa novidade é positiva, já que tecnologias de upscaling e geração de quadros que funcionam em diferentes plataformas oferecem mais flexibilidade. Com o FSR Redstone potencialmente compatível com GPUs mais antigas da AMD, como a série RX 7000 baseada em RDNA 3, bem como com placas da Nvidia, os usuários teriam mais opções para escolher a melhor solução de upscaling para cada jogo.

Por outro lado, enquanto a AMD parece seguir uma abordagem mais aberta, a Nvidia mantém sua tecnologia DLSS exclusiva para suas próprias GPUs, o que paradoxalmente pode dar uma vantagem à fabricante do RTX.

Fonte: PC Gamer


📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio

🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br

COMPARTILHE:

Publicar comentário