Carregando agora

Warhammer 40.000: Space Marine 2 impressiona no Xbox Series X/S, mas fracassa no PS5

Warhammer 40,000: Space Marine 2 está disponível hoje, colocando você como defensor do Império contra hordas de Tyranids e astutos inimigos Chaos Space Marine. O jogo foi bem recebido em todos os aspectos após sua primeira apresentação, mas também oferece uma reviravolta em relação ao equilíbrio usual de poder entre o PlayStation 5 e o Xbox Series X. Com modos de 30fps e 60fps disponíveis, qual é a maneira ideal de jogar, como o PS5 e o Series X se comparam à versão para PC e, finalmente, como se sai a versão Series S?

Primeiro as coisas importantes. No PS5 e no Series X, você tem a escolha entre um modo de qualidade de 30fps ou um modo ‘speed’ de 60fps, enquanto o Series S te limita a uma experiência de 30fps em configurações em grande parte semelhantes ao modo speed em outras plataformas – embora as diferenças de configurações aqui sejam incrivelmente mínimas, considerando tudo.

No modo de qualidade nos consoles premium, espere uma resolução interna dinâmica de 1080p a 1440p, escalada para uma tela 4K com FSR2. O modo speed tem uma resolução interna mais baixa na busca pelos 60fps, variando de 720p a 1080p, com a mesma melhoria FSR2 para 4K. O Series S possui a mesma faixa de resolução interna, 720p a 1080p, mas escalada para 1440p – uma resolução de saída comum para a máquina de 4TF.

A 30fps, tanto o PS5 quanto o Series X conseguem oferecer um desempenho excepcionalmente estável, com apenas pequenas interrupções de tempo de quadro durante cortes de câmera em cutscenes e pequenos soluços conforme o sistema de resolução dinâmica entra em ação para equilibrar a carga da GPU. O Series S não é tão perfeito, com quedas para cerca de 26fps que não são vistas nos outros consoles, mas a experiência ainda é bastante jogável.

Ao testar o Space Marine 2 no PC, fica claro que os encontros do jogo com enxames alienígenas exigem muito do CPU – e pelo menos até o patch 1.02, isso resulta em um desempenho desequilibrado nos consoles no modo de velocidade de 60fps. O Series X geralmente supera o PS5 em cerca de 10 a 15fps, apesar de ambas as máquinas usarem as mesmas configurações e metas de resolução. As quedas mais baixas ocorrem ao usar um lança-chamas contra a horda avançante, onde o PS5 cai para os anos 30 enquanto o Xbox Series X fica nos anos 40.

Além de ter uma taxa de quadros média mais alta, a versão do Xbox também se beneficia da janela VRR mais ampla da plataforma, de 40 a 60Hz – em comparação com 48 a 60Hz no PS5. Combinado com as taxas de quadros médias mais altas, você obtém uma saída visivelmente mais suave em telas compatíveis com VRR.

Isso torna o Space Marine 2 muito mais fácil de ser recomendado na caixa da Microsoft do que na máquina da Sony para aqueles com a luxo de escolha, embora nenhum ofereça o que chamaríamos de um 60fps travado – as quedas são bastante comuns na campanha, especialmente conforme o número de inimigos aumenta. Por esse motivo, a estabilidade e a fidelidade aumentada do modo de qualidade de 30fps valem a pena considerar.

Já vimos desempenhos diferenciais semelhantes em ambas as direções no passado, com alguns jogos rodando melhor no PS5 e outros no Series X, mas é possível que a versão PS5 possa ser melhorada por meio de um patch focado em desempenho no futuro. Dado que a escalonamento de resolução dinâmica está em jogo, aumentar o desempenho também pode melhorar a qualidade da imagem em cenas menos exigentes em que os consoles já atingem 60fps.

Este post foi visto 61 vezes e há 2 visitantes online nesse post agora.

Participe da nossa comunidade no Discord! Clique aqui para entrar.

COMPARTILHE:

Meu nome é Adriano, mas sou mais conhecido como Hiro Yamazaki. Sou um morador de uma cidade do interior de Mato Grosso e sou um verdadeiro gamer das antigas, apaixonado pelo mundo dos jogos eletrônicos. Meu primeiro contato com esse universo fascinante foi através de um console ATARI 2600.

Publicar comentário