Antiga executiva da Santa Monica critica obsessão da indústria por jogos AAA
Meghan Morgan Juinio, ex-diretora de desenvolvimento de produto da Santa Monica, criticou publicamente a fixação da indústria de jogos em produções de alto risco do modelo AAA. A executiva, que trabalhou na franquia God of War, afirmou que o setor precisa urgentemente diversificar seus investimentos para além dos jogos de grande orçamento.
A desenvolvedora destacou que o atual modelo de negócios das grandes publicadoras cria um cenário de “tudo ou nada”, onde os estúdios são pressionados a criar sucessos comerciais massivos ou enfrentam sérias consequências. Esse ambiente, segundo Meghan, limita a criatividade e gera instabilidade no mercado de trabalho para desenvolvedores.
A crítica de Meghan Morgan Juinio surge em um momento particularmente sensível para a indústria, que tem testemunhado ondas de demissões em massa e fechamentos de estúdios nos últimos meses. Grandes empresas como Microsoft, Epic Games e Electronic Arts realizaram cortes significativos em suas equipes, frequentemente após o lançamento de projetos de alto orçamento que não alcançaram as expectativas comerciais esperadas.
A fala da ex-executiva da Santa Monica Studio ecoa preocupações levantadas por outros veteranos do setor, que têm alertado sobre os riscos de um mercado excessivamente dependente de blockbusters e pouco aberto à inovação em escalas menores de produção.
Fonte: Game Developer
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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