Ex-chefe do Xbox teria cancelado MMO de Halo para receber bônus, diz ex-desenvolvedor
A Ensemble Studios, desenvolvedora responsável pela aclamada franquia Age of Empires e Halo Wars, estava trabalhando em um ambicioso MMO de Halo que foi abruptamente cancelado em 2008. Agora, um ex-desenvolvedor revelou que o projeto foi encerrado não por questões criativas, mas para garantir o bônus financeiro de um executivo do Xbox.
Sandy Peterson, veterano da indústria que trabalhou em títulos como Doom, Quake e Age of Empires, compartilhou detalhes surpreendentes sobre o projeto em uma publicação recente. Segundo ele, o o MMO de Halo tinha o codinome “Titan” e se passaria milhares de anos antes dos eventos dos jogos principais da franquia.
Leia Mais

“Em 2008, a Ensemble Studios começou a planejar um gigantesco MMO ambientado no universo Halo”, escreveu Peterson. “Ele se passaria dezenas de milhares de anos atrás, antes dos Halos serem ativados e destruírem toda vida senciente na Galáxia. Eu estava encarregado da construção do universo – histórias dos planetas, espécies alienígenas, etc.”
O desenvolvedor revelou que os jogadores poderiam controlar os Forerunners, a antiga civilização que construiu os anéis Halo, ou “seus inimigos, os Covenant”. O projeto estava bem avançado, com linhas de missões, mundos natais para as espécies e outros elementos já desenvolvidos.
A Microsoft havia projetado que o jogo geraria no mínimo US$ 1,1 bilhão em receitas. No entanto, o fator decisivo para seu cancelamento, segundo Peterson, foi uma decisão de Don Mattrick, então executivo da Xbox:
“Tudo foi por água abaixo quando Don Mattrick percebeu que seu bônus acumulado era baseado na receita que a Microsoft tinha de jogos em 3 anos”, explicou Peterson. “Nós estimamos 3,5 anos para finalizar Titan se fizéssemos direito, e isso ultrapassava o prazo final de Mattrick. Então, ao demitir TODA a Ensemble, ele não precisava pagar pelo nosso estúdio caro por 3 anos.”
Esta não é a primeira vez que surgem informações sobre o cancelamento do projeto. Em 2010, outro desenvolvedor da Ensemble, Dusty Monk, afirmou que o jogo foi encerrado porque a Microsoft queria focar em títulos mais casuais e não estava disposta a investir em “um projeto muito caro, muito longo e muito prolongado de US$ 90 milhões” que eles estavam desenvolvendo.
Fonte: GamesRadar
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
🎮 Importado automaticamente para SushiGames.com.br
COMPARTILHE:



Publicar comentário