Dean Hall compara temor sobre IA nos games ao pânico com o surgimento do Google e Wikipedia na época
Dean Hall, criador do jogo de sobrevivência DayZ, comparou os temores atuais sobre inteligência artificial na indústria dos games aos medos que cercaram o surgimento do Google e da Wikipedia no início dos anos 2000. Durante uma recente entrevista sobre seu jogo de sobrevivência ICARUS, Hall afirmou que a IA “está aqui para ficar” independentemente do que as pessoas façam a respeito.
“Eu faço parte daquela microgeração que primeiro teve acesso à Internet na escola. Quando surgiu, todos os adultos perderam a cabeça com o lançamento da Wikipedia e do Google, dizendo que seria o fim da informação. Parece um pouco com isso”, declarou Dean Hall ao comparar a situação atual com a reação às tecnologias de busca e informação há duas décadas.
O desenvolvedor revelou que seu estúdio, RocketWerkz, ainda não utiliza IA extensivamente no desenvolvimento de ICARUS, pois a equipe prefere criar mapas e elementos do jogo manualmente. “Nós gostamos de dizer que os jogos são jogados, não fabricados. Para nós, não há realmente muita coisa para a qual usamos IA no ICARUS porque a ideia é que queremos sentar e criar artesanalmente uma experiência”, explicou.

No entanto, Hall mencionou que a IA já está sendo implementada em outros projetos do estúdio, principalmente como ferramenta de suporte à codificação. “Nós utilizamos um modelo de IA, expomos nossa base de código a ele, e isso significa que podemos fazer perguntas, o que é realmente útil porque uma pessoa não consegue facilmente ter toda a base de código em sua cabeça”, detalhou o desenvolvedor.
A posição de Dean Hall sobre IA nos games representa uma das várias perspectivas que surgem no setor. Masahiro Sakurai, criador de Super Smash Bros., acredita que a IA generativa pode ajudar a tornar o desenvolvimento em larga escala mais gerenciável. Já Hideo Kojima, conhecido por Metal Gear e Death Stranding, busca utilizar a tecnologia para lidar com tarefas básicas enquanto se concentra nos aspectos criativos.
Fonte: Wccftech
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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