Ubisoft diz ter “vencido a batalha” contra a reação negativa a Assassin’s Creed Shadows
Durante a Paris Game Week, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, comentou sobre a polêmica que cercou Assassin’s Creed Shadows e revelou como a empresa lidou com o período de críticas intensas após o anúncio do jogo.
Segundo o site Game File, Guillemot apresentou um vídeo de três minutos que resumiu o processo de desenvolvimento de Shadows e a estratégia adotada para reconquistar o público. O material, descrito como “corporativo, mas dramático”, narrava a virada de postura da Ubisoft diante da controvérsia.
Após a revelação do jogo, parte da comunidade criticou a presença de Yasuke, um dos protagonistas, por ele ser um samurai negro, acusando a empresa de estar “forçando representatividade”. As críticas ignoravam o fato histórico de que Yasuke realmente existiu.
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Yves Guillemot afirmou que a Ubisoft ficou “surpresa com a intensidade dos ataques”, e que o estúdio percebeu rapidamente que precisava provar que o foco continuava sendo o jogo em si, e não mensagens ideológicas. “Foi uma batalha com nossos fãs para demonstrar que éramos, de fato, mais um videogame do que um discurso”, disse.
O vídeo exibido pelo CEO destacava o momento em que a equipe decidiu mudar de abordagem: “Tivemos que parar de focar em quem nos odiava e começar a inspirar nossos aliados. Deixamos de tentar vencer o argumento e voltamos a confiar na força da marca Assassin’s Creed”.
A Ubisoft então optou por adiar o lançamento, algo que, segundo o vídeo, “ninguém recomendaria”, para dar mais tempo ao time de desenvolvimento refinar o projeto. Em vez de se esconder, a empresa passou a divulgar mais trechos de gameplay e abrir o jogo para criadores de conteúdo, imprensa e fãs, mostrando os bastidores e o trabalho das equipes.
De acordo com o material, essa transparência ajudou a reconquistar a base da franquia: “Com nossos aliados ao nosso lado, recuperamos a confiança para assumir riscos e enfrentar até os críticos mais barulhentos. Quando Assassin’s Creed Shadows chegou às lojas, o momento já estava a nosso favor.”
Apesar do tom otimista, o Game File ressalta que a apresentação não abordou diretamente os motivos da polêmica nem mencionou o desempenho abaixo do esperado de Star Wars Outlaws, lançado anteriormente.
Segundo o site, esse pode ter sido outro fator que levou a Ubisoft a adiar Shadows e apostar em um lançamento mais polido, evitando repetir o mesmo erro.
Fonte: VGC
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📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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