Diretor de publicação da Larian diz que modelo de empresas de capital aberto está “quebrado” no entretenimento
O diretor de publicação de Baldur’s Gate 3, Michael Douse, criticou o modelo de empresas de capital aberto na indústria de entretenimento, afirmando que esse sistema está “quebrado” em um momento em que deveria ser mais fácil conectar criadores e audiências. Em uma discussão no Twitter sobre orçamentos de jogos, Douse defendeu que grandes orçamentos não necessariamente resultam em produtos ruins, desde que todos os envolvidos compartilhem a mesma visão.
A discussão começou após o co-fundador da Rockstar, Dan Houser, declarar que a indústria de jogos poderia seguir dois caminhos: “um caminho realmente interessante ou um caminho excessivamente focado em ganhar dinheiro“. Em resposta, George Broussard, co-criador de Duke Nukem, argumentou que a originalidade e a tomada de riscos acabaram quando os custos de desenvolvimento dispararam de US$3-5 milhões nos anos 2000 para US$100-250 milhões atualmente.
“Editoras não podem se dar ao luxo de arriscar com tanto dinheiro. É por isso que você vê o AAA recorrer a sequências bianuais das 20-25 principais propriedades intelectuais e por que você vê tão poucos jogos novos”, afirmou Broussard, acrescentando que isso tem sido o caso por 20 anos, mas está “pior hoje com os mega-custos de um jogo AAAA de destaque”.
Douse, no entanto, discordou parcialmente. Segundo o diretor de publicação da Larian, encontrar um público-alvo está mais fácil do que nunca. “São as pessoas no tradicional ‘pipeline de produtos’ que são o problema. Elas ou não entendem isso, ou veem como um risco para seu modelo de negócios, ou são incapazes de interpretar isso para os investidores”, explicou.
Para o executivo da Larian, “o modelo de empresa pública está quebrado no entretenimento em um momento em que deveria ser mais fácil do que nunca conectar audiências a criadores“. Douse atribuiu esse problema a uma combinação de “autopreservação obtusa” e “falta genuína de visão e liderança (ou estupidez institucional)”.

Empresas de capital aberto enfrentam constante pressão para agradar acionistas e manter resultados financeiros sólidos. Recentemente, a EA anunciou que se tornará uma empresa privada após ser adquirida por um consórcio de investidores por US$55 bilhões.
Enquanto isso, a indústria de jogos continua enfrentando desafios significativos, evidenciados pelas demissões em massa e fechamentos de estúdios nos últimos anos. O sucesso crítico e comercial de Baldur’s Gate 3, desenvolvido pela Larian Studios como um estúdio independente, tem sido frequentemente citado como um exemplo de como jogos ambiciosos podem prosperar fora do modelo tradicional de publicadoras de capital aberto.
Fonte: GamesRadar
I don't think it's actually true that big budget = shit. It just takes literally everyone involved to be on the same mission, which in 9/10 times is not the case. You can find an audience (even a necessarily large one) easier than ever now, but it's people in the trad "product…
— Very AFK (@Cromwelp) November 24, 2025
📰 Notícia originalmente publicada em GameVicio
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